Porque é importante capacitar colaboradores
Ninguém consegue comandar, gerenciar e executar todas as tarefas operacionais sozinho. É preciso contar com a ajuda de uma equipe para que tudo ocorra bem e que ninguém saia sobrecarregado.
Como a equipe da sua franquia será como os seus braços, uma extensão do empreendedor, na condução do negócio, se dedicar na formação dela é muito importante para manter a qualidade e, consequentemente, conquistar melhores retornos.
Contar com colaboradores capacitados e bem treinados aumentará a qualidade de todos os processos e facilitará a conquista de resultados da empresa. Os principais efeitos imediatos de investir na formação da sua equipe é o fato de trazer vantagens, como:
- Aumento da fidelização de clientes: proporcionando atendimento de qualidade e experiências memoráveis para clientes.
- Menores custos com pessoal e com captação de clientes: já que haverá maior engajamento e retenção tanto de profissionais talentosos, como de clientes fidelizados.
- Aumento da produtividade: com uma equipe melhor formada, a qualidade do trabalho desempenhado aumentará e, assim, a produtividade tende a ser maior e melhor.
5 dicas para capacitar colaboradores com eficiência
A forma mais efetiva de capacitar colaboradores é selecionando a melhor forma de gerar aprendizado. Para isto, é preciso entender o perfil da sua equipe para criar o método mais eficiente.
Para que você consiga criar um processo de capacitação eficiente para os colaboradores da sua franquia, siga etapas, como:
1. Organize as informações estratégicas com antecedência
Antes de implantar o processo, planeje cuidadosamente quais são as principais necessidades da sua equipe, disponibilidade dos participantes, carga horária, formato do curso de capacitação e identificação dos responsáveis pela administração.
Tenha certeza de que o treinador está capacitado e apto para não apenas transmitir o conteúdo, mas também para facilitar a comunicação com os participantes e a interação necessária.
2. Organize o cronograma e transmita a importância
É importante estruturar bem o cronograma das atividades, para evitar que haja desmotivação por atividades muito longas ou que ocorram em horários desfavoráveis para a rotina da maioria dos membros da equipe.
Além do tempo a ser empregado na apresentação do conteúdo, é preciso também reservar parte do tempo para sensibilizar os participantes quanto ao tema e à sua importância, justificando e reforçando, assim, a necessidade de interação e participação de todos.
3. Conte histórias
A estratégia de utilização de storytelling, onde se contextualizam conteúdos apresentando histórias, aumentam as chances de manter seu conteúdo e treinamento na memória dos participantes, aumentando a eficiência da formação.
4. Inclua dinâmicas de grupo
Utilizar dinâmicas de grupo, além de ajudar a dinamizar a condução do projeto, permitirá que sejam criadas associações que potencializem o desenvolvimento prático do que foi transmitido.
5. Torne o método de trabalho prático
Como complementação da capacitação da equipe, procure exercitar e incentivar o exercício do método de trabalho. Para isto, utilize estratégias que incluam o uso de formulários, ferramentas de trabalho e até mesmo passo a passo de como executar as principais etapas de trabalho.
Para ser eficiente, construa estas diretrizes práticas antes de iniciar a capacitação, para suprir a necessidade da busca de suporte pela sua equipe. Após o andamento do processo de capacitação, vá aprimorando à medida em que forem surgindo novas dúvidas.