Como o Brasil é um dos países mais empreendedores, os funcionários buscam desafios constantes e muitos sonham em se tornar seus próprios patrões. Nosso blog separou para você dicas importantes para entender e empreender em um dos segmentos mais promissores da economia nacional: as franquias.
Quais as vantagens do sistema de franquias?
Se você ainda não sabe, uma franquia é um sistema de negócios onde é formada uma parceria empresarial para utilização de uma marca já conhecida. O franqueador, dono do negócio, autoriza ao fraqueado o uso da sua marca e transmite para ele seu conhecimento (know-how).
O franqueado possui seu próprio CNPJ e é responsável integralmente pela gestão da sua empresa, mas, em troca do conhecimento, suporte e capacitação recebidos, paga taxas como royalties para o franqueador.
Optar por este sistema permite que o novo empreendedor tenha acesso, desde o início, a informações estratégicas de mercado sobre o público e inicie atividades atuando com uma marca já conhecida pelos clientes.
Por conta deste conhecimento, acesso a dados, treinamentos e demais formas de atendimento oferecidas antes da abertura, e periodicamente durante a operação, a abertura de uma franquia torna-se uma opção de negócio mais segura e estável, especialmente para novos empreendedores.
Como funciona uma franquia?
Para não ter erro e não correr o risco de agir por impulso e acabar se decepcionando, é muito importante identificar quais as principais responsabilidades de franqueadores e franqueados.
Franqueador
É o detentor da marca e grande idealizador do negócio. A partir da sua experiência, ele desenvolve o modelo de negócios e determina as orientações a serem seguidas por toda a rede. O franqueador é o grande responsável por conduzir o processo e orientará os novos franqueados em como abrir uma franquia promissora, mantendo a linha de trabalho e diretrizes.
Dentre as principais atribuições do franqueador estão:
- Mapeamento, entrevista e checagem do perfil do franqueado;
- Realização de treinamentos e reuniões;
- Entrega de relatórios estratégicos com informações sobre o mercado;
- Geralmente, fornecimento de suporte para escolha de ponto comercial ideal;
- Fornecimento de manuais de operações e divulgação de diretrizes da rede;
- Investimentos e definições gerais de estratégias de marketing.
Franqueado
É a pessoa jurídica autorizada a utilizar a marca da franqueadora e que pode distribuir seus produtos e serviços. Apesar de estar atrelado ao modelo de negócios, possui responsabilidade integral pela administração de sua unidade.
As principais atribuições do franqueado são:
- Seguir determinações e regras dos manuais de operação e diretrizes da franquia;
- Gerenciar todas as etapas da operação (funcionários / estoque / finanças, etc);
- Repassar taxas à franqueadora como royalties e demais especificadas em contrato;
- Manter o padrão e identidade visual da rede conforme orientação;
- Manter alto o nível do atendimento para preservar a clientela existente e conquistar novos clientes.
5 Cuidados para tomar antes de abrir a sua franquia
- Escolha um segmento com o qual se identifique ou pelo qual tenha muita curiosidade para manter sua motivação elevada;
- Conheça a legislação das franquias verificando a Lei 8.955 de 15/12/94 e legislações específicas do seu segmento e município;
- Planeje seu investimento financeiro, guardando recursos extras para os primeiros meses de operação;
- Estude bem o mercado, converse com já franqueados e aproveite para eliminar todas as dúvidas;
- Antes de assinar contrato, leia atentamente a COF (Circular de Oferta de Franquia) e esclareça as etapas práticas do seu relacionamento com o franqueador.