O que falta para o franchising brasileiro?

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Vender Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 5 de maio de 2015  |  Atualizado em 4 de maio de 2018

franchising-brasileiroO franchising brasileiro é um dos setores mais estáveis da economia. Ao longo dos últimos anos ele vem mantendo o ritmo de crescimento e apresentado resultados até mesmo acima do desempenho do PIB.

Conforme o levantamento feito pela ABF, em 2017 o setor faturou mais de 163 bilhões de reais, o correspondente a 8% de crescimento em comparação com o ano anterior. Para 2018, a estimativa é de que o faturamento das franquias cresça acima de dois dígitos.

Para especialistas, este bom desempenho se deve à maior necessidade de preparo e planejamento do modelo de negócio exigido pelas franquias, antes delas se tornarem franqueáveis.

Isto ocorre porque, antes de franquear a empresa, precisa se especializar e desenvolver um modelo sólido e sustentável, capaz de atrair investidores, franqueados e clientes.

Esta cautela e especialização são claramente percebidas quando comparado o índice de mortalidade de empresas comuns com o de franquias. O percentual de franquias fechadas em menos de dois anos é de 3,7%, enquanto que negócios independentes ficam na média de 24,9%, de acordo com dados do SEBRAE.

Quais as principais fraquezas do franchising no Brasil?

Apesar de estar sendo bem sucedido historicamente, o setor de franquias no Brasil ainda não está maduro o suficiente para ser considerado altamente desenvolvido, pois há pontos específicos, como a condução do processo de franqueamento e a estruturação da gestão, que precisam de melhorias em alguns setores.

Para melhorar a condução do processo de franqueamento, algumas redes precisam desenvolver o ciclo de aprendizado dos franqueadores, evitando a abertura para o franchising de negócios ainda não maduros o suficiente.

Sobre a estrutura de gestão, embora grande parte das redes esteja bem desenvolvida e madura, é preciso que todas se comprometam ainda mais com o processo de reciclagem e atualização de seus procedimentos.

Estabelecer métodos de avaliação de desempenho eficazes, pesquisas de atualização sobre o mercado, implantar estratégias de engajamento e definir e transmitir claramente as políticas da franquia são pontos que precisam ser desenvolvidos em algumas redes, para assim contribuírem com a maturidade efetiva do franchising brasileiro.

Estágios de desenvolvimento das marcas no franchising brasileiro

O setor de franquias possui três estágios principais de desenvolvimento que indicam o nível de experiência, pontos de melhoria e potencial das redes de franquias. São eles:

1. Iniciante

Neste estágio estão franquias que mesmo lançadas ainda possuem limitações em suas definições estratégicas. São franquias promissoras e já em operação, mas que precisam amadurecer pontos chaves para reduzirem riscos.

2. Em desenvolvimento

Nesta etapa estão franquias que já superaram o período de iniciantes, possuem muitos anos em operação, já definiram bem seu mercado e pontos estratégicos, mas precisam sempre estar atualizados para manter o alto nível de competitividade.

3. Maturidade

Por fim, nesta classificação estão as franquias mais experientes, que superaram as demais etapas e possuem plena consciência sobre o mercado e a importância do desenvolvimento periódico, realizado em conjunto com seus franqueados.

O grande desafio do franchising brasileiro

Para finalmente alcançar o estágio de maturidade e se aproximar de um sucesso ainda maior, efetivo e sustentável, as franquias do Brasil precisam seguir passos como os indicados acima, além de investirem em estratégias personalizadas que mantenham a rede competitiva.

Os principais temas a serem desenvolvidos estão ligados a gestão, liderança e capacitação. Unindo estes três pontos estratégicos e desenvolvendo-os por igual em todas as unidades franqueadas, será possível alcançar a maturidade ideal, e assim superar o grande desafio, tornando as franquias brasileiras majoritariamente maduras e sustentáveis.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade