Descubra quando começar seu próprio negócio

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 8 de julho de 2015  |  Atualizado em 27 de abril de 2018

quando começar seu próprio negócioO sonho de abrir o próprio negócio é uma expectativa desenvolvida por muitos brasileiros e, embora possa representar um grande avanço no desenvolvimento dos negócios, quando este projeto é iniciado sem critérios, as chances de se frustrar quando começar seu próprio negócio são muito grandes.

Para ser bem sucedido, a criatividade para pensar em um novo empreendimento inovador pode ser considerada um ponto de partida, mas não é o suficiente. Sem o planejamento adequado, até a ideia mais surpreendente do mundo tende a fracassar.

O que comprova isto é um dado indicado pelo SEBRAE que aponta que cerca de 20% dos novos negócios não resistem aos 5 primeiros anos. Outra confirmação é apontada pelo Centro de Empreendedorismo do Insper. Eles também constataram que aproximadamente 27% das micro e pequenas empresas paulistas também acabam fechando as portas no primeiro ano.

A grande razão para este fracasso prematuro de tantos negócios é justamente a falta de planejamento, que não inclui análises iniciais do mercado, um melhor conhecimento do público e análises de cenários para se prevenir contra possíveis crises e dificuldades.

Definições a serem feitas quando começar seu próprio negócio

Auto conhecimento: Apesar de ter acesso às maravilhas de se tornar independente, também haverá muitas responsabilidades. Por isto, é preciso ter certeza de que se está preparado para encará-las.

Certifique-se de que tem o perfil adequado para ser um empreendedor, pois nem sempre um bom funcionário, por melhor que seja, está preparado para se tornar um gestor.

Escolha certa do negócio: Como num casamento, a escolha do negócio deve ser bem criteriosa. Você precisa se certificar de que realmente ama a ideia com a qual pretende trabalhar pelo resto da sua vida. Nem sempre negócios da moda, mesmo sendo promissores, serão a melhor opção para você.

Informações do mercado: Escolhida a ideia e o negócio certos, mesmo que tenha optado por um modelo mais seguro, como o de franquias, é preciso analisar todas as variáveis do mercado, possíveis pontos de gargalo da rede, descobrir oportunidades, entender seus futuros clientes e também se dedicar a prever situações de crise para planejar como poderá supera-las.

Todas as dúvidas levantadas neste processo precisam ser debatidas e esclarecidas juntamente com o franqueador, antes mesmo de firmar o contrato de franquia. Quanto mais esclarecido estiver, menores serão as chances de fracasso.

Persistência é palavra-chave para novos franqueados

Apesar de todo o planejamento, o caminho do sucesso sempre será rodeado de pedras e desafios que precisarão ser superados constantemente. Até mesmo quem opta por adquirir a franquia de uma grande rede precisa ter a consciência não somente dos pontos de sucesso, mas também buscar informações sobre o histórico de dificuldades que a rede passou, até se tornar a potência atual.

Um mandamento básico para a prosperidade de todos os franqueadores é a persistência. Muitas tentativas de erros e acertos foram e ainda poderão ser necessárias para chegar a um formato de sucesso.

E mesmo um franqueado tendo o padrão e modelo da franquia para se apoiar, ele também está sujeito a dificuldades no seu dia a dia. Por isto é necessário que o franqueado mantenha o foco e a persistência como mandamentos básicos, em todas as etapas de desenvolvimento da sua franquia.

Uma dica para fazer dar certo: é preciso estudar e conhecer bem o tema do seu negócio e, mesmo assim, admitir que jamais se sabe tudo o que é necessário. Tenha sempre em mente que a dedicação e foco serão primordiais.

O dono precisa acompanhar de perto, especialmente no início do desenvolvimento de todo o negócio. É preciso estar preparado para abrir e fechar as portas da empresa todos os dias, desenvolvendo todas as etapas e processos necessários para que se obtenha sucesso no empreendimento.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade