MaisFranquia.com

Franquias: o checklist definitivo para a decisão pela marca

As pessoas que querem empreender no mundo dos negócios encontram no mercado de franquias uma boa opção, especialmente se possuem pouca ou nenhuma experiência anterior. A franquia além de conceder o direito de uso de uma marca, presta toda assistência inicial necessária para se colocar a empresa em funcionamento, faz reciclagens periódicas, fornece suporte adequado e presta assessoria de campo. É esse apoio que permite a cada franqueado sentir-se mais seguro e trabalhar com confiança.

Mas, antes da decisão final, o candidato a franquia precisa conhecer bem o funcionamento do sistema. A Lei do Franchising traz no seu interior um grande instrumento de apresentação do negócio: a Circular de Oferta da Franquia. Não se concebe hoje, adquirir uma franquia sem fazer uma análise criteriosa da Circular. Esse documento deve conter todas as informações sobre o negócio, um histórico completo da empresa franqueadora, pendências judiciais e seus conflitos, se houver, taxas cobradas, atribuições das partes, relação de franqueados da rede, e os serviços prestados aos franqueados, entre outras informações.

Feita a opção pelo sistema de franquias a primeira dúvida que normalmente surge é: “em que segmento de negócios devo atuar?” A melhor resposta está em escolher o segmento com que a pessoa mais se identifica. Dentro de cada ramo de negócio, há inúmeras opções de franquias. E aí, outros aspectos precisam ser considerados, dentre eles, a capacidade de investimento, sem esquecer das reservas para capital de giro, necessário em qualquer empreendimento, e para a sobrevivência nos primeiros meses de funcionamento da unidade franqueada. É importante ainda estar em faixa etária compatível com a exigência da marca, ter disposição física e mental que suporte o esforço inicial que todo novo negócio demanda, e ter disponibilidade de se dedicar à empresa, em tempo integral, e de seguir todas as normas e padrões estabelecidos pelo franqueador.

Como qualquer investimento, as franquias também apresentam riscos. Investir nesse segmento exige que o candidato investigue intensamente e inclua em seu checklist, além dos fatores já citados, os seguintes:

Muitos outros fatores podem ainda ser considerados antes de sua decisão pela marca, mas o mais importante é a análise criteriosa da franquia em que se pretende investir, observando sua atuação no mercado, treinamentos e assistência prestada aos franqueados.

Para finalizar, podemos concluir que além de pesquisar todos os fatores citados, é preciso também preparar-se bem, munindo-se do maior conhecimento possível sobre o sistema, mantendo uma postura profissional durante todo o processo de investigação e decisão pela marca. Candidatos a franqueado que não se preparam corretamente estão sujeitos a cair nas armadilhas dos oportunistas, pessoas sem comprometimento com a sua satisfação e sucesso e querem simplesmente lhe “empurrar” uma franquia para ganhar a comissão sobre a venda. Mas este é assunto para um próximo post. Até breve!

Powered by Rock Convert