MaisFranquia.com

Microfranquias: esse conceito de negócio é para você?

Há alguns anos o Sebrae vem realizando um excepcional trabalho através da realização da Feira do Empreendedor, que acontecer durante todo o ano em várias capitais. Um aspecto observado nestes eventos são pessoas que tem o desejo de investir em novos empreendimentos, no entanto, ainda sem experiência ou mesmo ideias em que segmento atuarão e um dos aspectos principais: a disponibilidade de recursos, que via de regra são economias de alguns anos ou uma indenização recebida há pouco tempo. Estes recursos normalmente são na ordem de 30 à 60 mil reais.

Neste cenário, o surgimento do conceito de microfranquias torna-se uma grande oportunidade para estes futuros empresários. A microfranquia caracteriza-se por exigir um investimento que normalmente não ultrapassa 50 mil reais e em sua grande maioria, mas não obrigatoriamente, trata-se de empreendimentos que ofertam serviços ao invés de comercialização de produtos – o que absolutamente não é regra, mas um aspecto facilitado pela dispensa de necessidade de estoque de produtos quando o segmento é serviço – . Outra característica, é que também a grande maioria de negócios neste formato são idealizados para não depender de um ponto comercial e podem ser desenvolvidos na própria casa do franqueado ou em quiosques.

Atualmente existem em torno de 50 redes que atuam no formato “microfranquias” e aproximadamente 2.500 franqueados (segundo semestre de 2011), segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising. Existem franquias de reparos domésticos, cuidados especiais para idosos e crianças; reparos de roupas; cuidados com animais de estimação; serviços de reforço escolar e etc.

Vale lembrar que ser um microfranqueado ou um franqueador que atua com microfranquias, de modo algum, significará “microresponsabilidades”, afinal, o planejamento, afinidade com o tipo de trabalho escolhido pelo franqueado (observe que em sendo a maior parte no segmento de serviços, os dias e horários normalmente fugirão ao horário comercial – àquele segunda à sexta de quando você era funcionário de alguma empresa, deixou de existir –, assim você precisará disponibilizar horários diferenciados e fins de semana a seus clientes). Também leve em consideração a experiência que possui e o suporte oferecido pelo franqueador, pois sua relação no papel de franqueado junto ao consumidor final, será muito mais próxima. Análises de retorno de investimento, circular de oferta e demais aspectos do negócio são tão importantes quanto em um negócio onde o investimento é superior ao que categoriza as microfranquias.

Analise, informe-se e faça bons negócios!

E você, considera microfranquias um modelo de negócios ideal para suas pretensões? Deixe o seu comentário.

Powered by Rock Convert