Esta importância tem se tornado tamanha que a revista Exame PME, trouxe em sua última edição (Abril 2013 – Edição 60) uma reportagem de capa sobre o tema, intitulada “Eu sou fã da sua marca”. Nela a revista traz um estudo, realizado pela consultoria Dito, que destaca a presença de redes de franquias no Facebook. Foi verificado no estudo que das mais de 1.000 redes de franquia associadas a ABF, 639 delas possuem páginas ativas no Facebook.
Para quem ainda não teve a oportunidade de ler, a reportagem traz basicamente um levantamento que dá origem a quatro rankings: marcas com o maior número de fãs, marcas com mais comentários, marcas com mais compartilhamentos e marcas que obtiveram o maior número de curtidas em suas postagens.
É destacado o trabalho de cinco redes que têm chamando a atenção pela forte presença que vem conquistando, trazendo também relatos de seus empreendedores de como o trabalho é realizado. Em todas elas, é senso comum divulgar apenas informações relevantes, utilizando o Facebook como um canal de prestação de serviços para seus consumidores.
Mas, e em se tratando do relacionamento com potenciais candidatos à aquisição de sua franquia? Como fica esta questão? Se sua empresa ainda não é grande o suficiente para esperar que as pessoas se apresentem espontaneamente candidatando a uma franquia é bom ficar atento.
Como as mídias sociais ajudam na captação de franqueados
Com as mídias sociais, é possível buscar novos franqueados de uma maneira mais ativa, eficiente e o mais importante, econômica. Antes de mais nada é preciso analisar se o seu público consumidor de seus produtos e/ou serviços é o mesmo público “consumidor” do seu negócio como franquia.
Na grande maioria dos casos, posso afirmar que não. Para estes casos, vale a pena se pensar em criar um nova Fan Page, exclusiva para o relacionamento com os candidatos à sua franquia.
Afinal, estas pessoas já conhecem a qualidade de seus produtos e/ou serviços, provavelmente já são fãs como consumidores e, neste momento, estão muito mais interessadas em obter informações da sua franquia do que de seus produtos e/ou serviços.
Nela é recomendado que seja feita uma abordagem com um caráter mais impessoal, que transmita ao potencial franqueado seriedade e segurança.
Mídias sociais para franquias e a importância do trabalho de base
Antes de iniciar um trabalho de mídia social para captação de franqueados é importante estar atento também ao trabalho de base, ou seja, ao caminho que este potencial franqueado irá fazer até chegar a se relacionar com sua empresa nas mídias sociais.
Em se tratando dos meios digitais, este caminho geralmente é trilhado passando-se pela Atração, que é a forma com que sua empresa irá captar os contatos de interessados, a Retenção, que é a forma com que sua empresa irá manter os contatos ativos; desta forma chegamos então ao Relacionamento, que é, sem dúvida, uma importantíssima etapa deste funil de vendas de franquias.
Não podemos nos esquecer também da última e mais importante etapa, a Conversão, na qual é iniciado o processo de negociação para a venda da franquia e onde todo o processo de Relacionamento, feito principalmente através das mídias sociais, é colocado à prova.
O que achou do artigo? Tem algum case de relacionamento com potenciais candidatos através das mídias sociais? Conte pra gente nos comentários! Este espaço é nosso e será um prazer saber a sua opinião.