5 Dicas de como dar início a uma estratégia de Marketing de Conteúdo orientada a franqueados

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Vender Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 8 de dezembro de 2014  |  Atualizado em 6 de março de 2018

franqueadosO Marketing de Conteúdo pode ajudar muito na divulgação online da sua franquia. Esta nova proposta de marketing vem se destacando cada dia mais no universo online e pode ser um excelente aliado estratégico para ampliação dos resultados de sua franquia. Aplicando-o corretamente, é possível conquistar credibilidade, divulgar efetivamente sua marca e atrair mais franqueados, ajudando no plano de expansão da sua rede.

Confira, a seguir, a lista que separamos com 5 dicas fundamentais para implantar uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz. Investir nesta ferramenta permitirá que sua empresa atraia franqueados e feche mais negócios.

1. Analise a concorrência e inspire-se

Estudar bem o mercado e conhecer a concorrência não pode ser uma atividade restrita ao processo de abertura da franquia. Uma rede de sucesso deve sempre investir neste tipo de pesquisa, pois ajudará na captação de informações estratégicas.

É importante que o franqueador não se acomode. Especialmente durante o desenvolvimento do negócio, é preciso buscar soluções capazes de impulsionar a prospecção de novos franqueados. Não deixe de focar nisso para manter sua rede aquecida e em constante crescimento.

Observando as ações e os movimentos da concorrência, você poderá encontrar modelos e soluções nos quais ainda não pensou. Além disto, estimulará sua criatividade e o desenvolvimento de ideias inovadoras, destacando sua franquia e superando a concorrência.

2. Defina metas claras

Para não ter a sensação de que está empregando esforços sem conseguir alcançar resultados, aproveite a fase de planejamento da sua estratégia de Marketing de Conteúdo e inclua metas realistas.

Para quem vislumbra a conquista de novos franqueados, mesmo tendo este objetivo principal bem claro, uma dica importante é refinar ainda mais a sua meta. Defina, por exemplo, a quantidade de franqueados novos que pretende alcançar e o prazo necessário.

Com esta delimitação, pense antecipadamente na forma como superará cada passo da sua meta. Mantenha a clareza em todas as etapas para garantir a motivação e objetividade durante todo o projeto.

3. Organize o passo a passo da estratégia de sua franquia

Uma estratégia adequada de Marketing de Conteúdo deve considerar, basicamente, detalhes sobre o público-alvo, linguagem, as mídias a serem utilizadas e estabelecer os padrões das publicações.

Sem dúvida alguma, o conhecimento destas informações significará a diferença entre o sucesso ou o fracasso no seu plano de conquista de novos franqueados. Portanto, estruture um passo a passo, não pule etapas, defina o caminho estratégico a ser seguido e não pare de caminhar na direção certa.

4. Gere conteúdo que agregue valor

O Marketing de conteúdo não se caracteriza apenas pela produção e publicação em massa de informações. Para dar certo é importante que ele seja verdadeiramente útil, convincente e educativo.

Não será possível se tornar uma referência e se destacar, caso seu conteúdo esteja incompleto ou não tenha compromisso com a verdade. Trabalhe focando sempre na qualidade, poste materiais que esclareçam dúvidas de seus franqueados e opte por formatos de publicações que estimulem a interação, para assim aumentar sua geração de leads.

Atenção também na escolha do tipo de mídia a ser utilizada, fuja do famoso achismo. Não basta acreditar que estar presente em determinada rede social ou criar um blog será bom. É preciso entender o perfil do seu público para ter certeza de onde deve empregar seus esforços.

Para atrair franqueados, defina o perfil que pretende alcançar e vá a procura das mídias sociais e canais mais acessados pelos seus potenciais novos parceiros. Manter poucos perfis nos lugares certos é muito mais vantajoso que ter perfis em todos os canais disponíveis.

5. Meça e avalie seus resultados

Não deixe de avaliar seu desempenho. Verifique sempre se suas metas estão alinhadas com o passo a passo estratégico e cheque o andamento das etapas definidas previamente.

Há diversas ferramentas online disponíveis, muitas delas gratuitas, que podem ajudar na organização e produção de relatórios muito úteis para verificar se a geração de leads e conversões está sendo satisfatória.

Para franquias que estão começando, os relatórios oferecidos pelo Google Analytics, as informações presentes nos relatórios das mídias sociais como os do facebook e os verificadores disponíveis nos painéis de configuração dos editores de blogs são um bom começo.

Neles, já é possível encontrar informações estratégicas sobre a origem do seu tráfego, melhores horários de audiência, perfil do público, formas de interação e como anda sua conversão pela internet. À medida em que se especializar, procure ferramentas mais completas.

Não se esqueça de que, com o Marketing de Conteúdo, também será possível reforçar a imagem da sua franquia, conquistar credibilidade e gerar fechamento de novos negócios. Avalie os relatórios sempre sobre o ponto de vista dos resultados esperados e boa sorte na conquista de novos franqueados.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade