O sonho de empreender com uma franquia pertence a muitos brasileiros e com tantas vantagens evidentes, como a transferência de know-how, os treinamentos, suporte e orientações em todas as etapas. Este investimento se torna ainda mais atraente, especialmente para os novos empresários que sonham com a abertura da sua franquia para alcançar a independência financeira.
Empresários iniciantes realmente tem na franquia uma ótima opção de modelo de negócio, mas, para alcançarem o sucesso, precisam estar atentos não somente às boas opções, mas também aos riscos e exigências presentes, para que tudo realmente dê certo.
Problemas e riscos a considerar antes de abrir a sua franquia
Apesar da segurança do sistema e da força da rede, muitos são os riscos e problemas envolvidos no processo de abertura e desenvolvimento de uma franquia. Separamos uma lista com recomendações para fugir ou minimizar os 5 principais riscos.
Atenção ao contrato de franquia
Apesar de um longo período de bate papo para ajustar os pontos em comum, se apresentar como futuro franqueado e se dedicar a conhecer bem todo o sistema da franquia, ainda que a confiança tenha sido construída, o contrato precisa ser analisado com minúcia e juntamente com orientação jurídica.
Cuidado na escolha do ponto
O ponto comercial para franquias é uma decisão primordial. Tenha muita atenção a esta escolha! Busque orientações com o franqueador, analise o mercado, cheque todos os custos envolvidos e negocie o máximo de descontos possíveis.
Mantenha controle financeiro
As finanças costumam ser a área que mais geram preocupação para os gestores, especialmente os iniciantes. Para não se tornar mais um na estatística dos endividados ou enrolados, organize bem as finanças desde o início da operação e, com o avançar do tempo, aproveite para se atualizar com as formações oferecidas pelo franqueador e cursos externos de gestão financeira.
Trabalhe com um franqueador forte
Assim como para se tornar franqueado você passará por um processo seletivo, saiba que também deve selecionar com cuidado o franqueador. Para evitar a escolha de um franqueador fraco, sem capacidade de fornecer suporte adequado ou para gerir um grande volume de expansão, sempre verifique junto a outros franqueados, antigos, novos e com os que saíram do negócio, para descobrir, na prática, os pontos negativos e positivos do negócio.
Dedicação ao trabalho para ter resultados
A dedicação ao negócio é o que faz toda a diferença para que tudo dê certo. O empenho ao trabalho é proporcional ao desenvolvimento dos resultados da franquia e acompanhar o andamento, os processos e gerir de perto sempre farão toda a diferença.
Atenção e trabalho necessários para sua franquia dar certo
O empreendedor que decide abrir uma franquia precisa entender que, apesar das vantagens que ele obtém fazendo parte da rede, até que consiga retornar o capital investido, comece a lucrar e desenvolver seu negócio, serão necessárias muitas horas de trabalho.
Aqueles que iniciam o investimento acreditando que precisarão de pouco esforço para tudo prosperar estão muito enganados. Trabalhar em uma franquia fará com que você trabalhe muito, cerca de 8 a 12 horas por dia, no mínimo.
Os dois primeiros anos da franquia: o grande desafio
Os anos iniciais podem ser um pouco mais complicados, justamente porque exigem uma dedicação, persistência e equilíbrio para adaptação ao modelo de gestão, desenvolvimento de resultados e implantação da empresa.
Toda orientação recebida pelo franqueador é muito importante. No entanto, grande parte dos resultados sempre dependerá das habilidades do franqueado e da qualidade de sua gestão.
Conclusão
Apesar de todo o trabalho conjunto com o franqueador para o lançamento e desenvolvimento da sua franquia, a dedicação do empreendedor-franqueado é o que tornará o sucesso verdadeiro.
Mesmo com toda a flexibilidade possível no franchising, se dedicar integralmente por, no mínimo, 8 horas diárias é indispensável, mas nos primeiros anos de operação, até obter o retorno do capital investido, o esforço e a presença tendem a ser ainda maiores.
O famoso ditado popular: “O olho do dono é que engorda o gado”, também se adequa perfeitamente ao universo das franquias. Por isto, acompanhe, se dedique, esteja presente no dia a dia da franquia e Sucesso!
Equipe MDS Franchising
Artigos Relacionados
CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.