Franchising é para você? 8 perguntas para fazer a si mesmo

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 17 de outubro de 2018  |  Atualizado em 17 de outubro de 2018

franchising e para voce

É difícil chegar a uma ótima ideia de negócio. Mesmo que você tenha sonhado com um excelente modelo de negócios, pode levar muito tempo para que ele decole e comece a ganhar força, e muitos candidatos a empreendedores desanimam e desistem muito antes de verem o sucesso.

Felizmente, você pode investir em uma franquia para realizar seus sonhos de se tornar um empresário com um conceito comprovado e estabelecido. Um franqueador entrega a você todas as ferramentas necessárias para administrar o negócio, desde que você esteja disposto a trabalhar.

Enquanto algumas pessoas estão felizes em jogar pelo livro de regras de outra pessoa, o caminho do Franchising não é adequado para todos os aspirantes a empreendedor. Pergunte a si mesmo estas oito perguntas sugeridas por membros de Conselho de Treinadores da Forbes antes de se tornar um franqueado.

1. Sinto-me alinhado com a cultura da franquia?

O ajuste cultural é crítico para o sucesso em qualquer empreendimento, e parte disso é como o sucesso é medido. O franqueador já identificou e promulgou os critérios que considera relevantes, e geralmente não há muito espaço para mudar isso. Alinhar-se a essa metodologia será crucial para a capacidade de ser bons parceiros lucrativos da comunidade e desfrutar da satisfação pessoal nos negócios.

2. Estou preparado para trabalhar o quanto for preciso para crescer um negócio?

O fascínio do Franchising é que você tem um sistema pronto para o sucesso. Na realidade, ainda depende de você vender e fazer funcionar. Novos negócios são sobre fluxo de caixa e clientes. As franquias ajudam você a simplificar a estrutura de negócios, e você paga por essa experiência com suas taxas de franquia, mas não se deixa influenciar pelo discurso de vendas. Você ainda tem que crescer.

3. Sinto-me confortável em ter a minha flexibilidade e criatividade limitadas?

sinto-me confortável em ter a minha flexibilidade e criatividade limitadas

Abrir uma franquia significa que há uma fórmula pela qual a empresa opera. Branding, procedimentos operacionais e treinamento para os funcionários são frequentemente incluídos, o que fornece uma linha de base estabelecida para executar seus negócios. Por outro lado, você é limitado em relação à criatividade, pode ter taxas de franquias em andamento e muitas vezes tem menos flexibilidade em relação à localização e expansão.

4. Como é o estilo de vida típico de um franqueado?

Visite outros proprietários de franquias da mesma rede que você está considerando. Acompanhe-os por um dia. Descubra como é o dia típico deles, quais desafios eles enfrentam e o que consiste em sua vida familiar enquanto gerenciam seus negócios. Esse estilo de vida se ajusta às suas perspectivas para os próximos três a cinco anos? Se não, olhe para um negócio diferente.

5. Que tipo de suporte corporativo os franqueados recebem?

A franquia certa pode levar ao sucesso. A franquia errada pode levar ao sofrimento. As franquias podem ser úteis no fornecimento de recursos, marketing e suporte. O maior fator determinante a considerar é se franqueador e equipe tem o “coração” para ajudar os franqueados a ter sucesso.

6. Posso ficar motivado a executar a ideia de outra pessoa?

Nem todos os empresários são bons em executar a peça que alguém chama. No modelo de franquia, grande parte do trabalho de ideação e estratégia já foi feito, o que é um enorme benefício. Relembre sua carreira para determinar se você se esforça para permanecer engajado e motivado quando estiver executando a ideia de outra pessoa. O franqueado de sucesso tem que estar bem colorindo dentro das linhas em algum grau.

7. O que estou disposto a abrir mão como empreendedor?

As franquias podem ser um dos tipos de negócios mais recompensadores a serem adquiridos. Se você quer ser o tomador de decisão final em todas as coisas relacionadas ao seu negócio, então uma franquia provavelmente não é sua melhor escolha. Reflita sobre o que você está disposto a abrir mão em troca do que a franquia oferece antes de decidir.

8. As diretrizes da franquia se encaixam com a minha visão de como administrar um negócio?

Franquias, em geral, vem com regras anexadas que incluem diretrizes corporativas em praticamente tudo que você tem permissão para fazer ou não fazer. Pergunte a si mesmo se você será capaz de administrar o negócio da maneira que acha que deveria ser executado. Se a resposta for não, o Franchising provavelmente não é para você.

Artigo publicado originalmente em Forbes.com.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade