7 dicas essenciais para montar uma equipe de vendas de sucesso

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia, Vender Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 16 de agosto de 2018  |  Atualizado em 16 de agosto de 2018

equipe de vendas

A equipe de vendas é o pulmão de uma empresa. Seu desempenho é o que impulsiona o crescimento. Por isto, é extremamente importante dar a máximo atenção a esta área, e não há forma melhor do que investindo na contratação da sua equipe de vendas.

Não é segredo o fato de que uma equipe forte e unida eleva o nível da empresa, mas no dia a dia, alcançar este objetivo pode ser um pouco difícil, especialmente para quem está começando a empreender e ainda não domina técnicas de gestão.

Pensando nisto, o MaisFranquia.com elencou 7 dicas essenciais para você se preparar e tornar sua franquia extremamente competitiva, produtiva e bem-sucedida, investindo em uma equipe de vendas de sucesso. Confira!

7 dicas essenciais para montar uma equipe de vendas de sucesso

1. Estude perfis

Para começar, é fundamental conhecer os seguintes perfis: comercial, dos clientes e dos vendedores. Sabendo detalhes a respeito do seu mercado, conhecendo as reais necessidades e perfis dos seus clientes, você entenderá quais técnicas e abordagens são mais eficientes.

A partir desta análise inicial, desenvolva e capacite a sua equipe, formando-os para atendimento e conversão compatíveis à realidade e direcionando os talentos específicos para cada fase do setor de vendas.

2. Gerencie com flexibilidade

Apesar da necessidade de direcionamento de talentos, é muito importante manter a flexibilidade incentivando maior interação entre as áreas e priorizando estruturas de equipes menos rígidas.

Organogramas mais horizontais ajudam a manter a equipe coesa, além de evitar atritos e atrasos na comunicação.

3. Seja um líder ativo

Como diz o ditado: “Exemplos movem mais do que palavras” e este deve ser um dos principais lemas do líder. Liderar é completamente diferente de chefiar.

Um verdadeiro líder mobiliza pelo exemplo, vivencia a rotina, entende os reais problemas e necessidades da equipe e do cliente, enquanto o chefe apenas distribui ordens e tarefas e avalia desempenhos, não conseguindo inspirar, nem motivar seu time.

4. Incentive a auto-gestão

Dando continuidade à dica anterior, o processo de gestão focado em uma liderança inspiradora estimula uma equipe de vendas a se tornar pró-ativa, responsável e empenhada. Promover a auto-gestão é permitir espaços para que seu time resolva problemas e crie soluções de forma natural e colaborativa, não se tornando uma equipe apática e completamente dependente do gestor.

5. Forneça a estrutura adequada

Uma das principais razões para a insatisfação de vendedores é ausência de suporte e ferramentas adequadas para trabalhar. Seja parceiro de sua equipe, fornecendo tudo o que eles precisam para que consigam focar nos resultados e não nos problemas de infraestrutura.

6. Invista sempre em capacitação

Para manter o moral da equipe alto, especialmente no caso de dificuldades econômicas e do mercado, invista sempre na capacitação, motivação e desenvolvimento de competências.

Você pode fazer isto através de cursos, treinamentos, palestras ou diversas outras formas. Tente fugir da rotina e apresentar este conteúdo sempre de modo inovador, para surpreendê-los e motiva-los.

7. Reduza a rotatividade

Quando o desempenho de algum membro da equipe cai, impactando nos resultados, muitas lideranças acabam preferindo trocá-lo ou demiti-lo. O problema desta decisão é que não valoriza o time e ainda pode acabar desmotivando outros colaboradores.

Ao invés de “se livrar” do problema, resolva-o! Entenda as reais dificuldades do vendedor, invista nas soluções, motive-o e mantenha sua equipe forte e unida. Deste modo, provará a todos sua preocupação e criará um ambiente de valorização que tornará sua equipe ainda mais produtiva.

Conclusão

Estes princípios de unidade, motivação e foco nos resultados devem acompanhar qualquer empresa franqueadora. Se você está procurando uma franquia, preze por aquelas que ofereçam um modelo de negócios preocupado em gerar resultados de forma sustentável, oferendo treinamentos iniciais e periódicos às equipes de vendas de sua rede franqueada.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade