5 dicas essenciais para quem pretende adquirir uma franquia

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 8 de setembro de 2014  |  Atualizado em 14 de agosto de 2018

adquirir-uma-franquiaO segmento de franchising vem crescendo anualmente no Brasil e, com isso, cresce o número de pessoas que optam pelo sistema de franquia na hora de abrir o seu próprio negócio.

Apesar de o franchising oferecer mais segurança, devido as responsabilidades e estrutura de suporte das redes de franquia, como todo negócio tem também seus riscos. Por isso, é importante estar sempre atento a algumas regrinhas básicas antes de se decidir por uma franquia. Confira abaixo 5 dicas para adquirir uma franquia:

1. Legalidade da rede

Antes de adquirir uma franquia, pesquise e certifique-se de que a rede possui todos os documentos obrigatórios para operar no país ou na região onde o negócio será aberto. Alguns destes documentos obrigatórios juridicamente são: Circular de Oferta de Franquia (COF); Contrato e Pré-contrato de Franquia. É importante lembrar que a Lei 8.955/94 – Franquia Empresarial obriga a franqueadora a fornecer esses documentos ao candidato e conceder um prazo mínimo de 10 dias para análise dos mesmos.

Não hesite em procurar uma consultoria ou profissional especializado em franquias para analisar esses documentos.

2. Direitos de marca

É importante também verificar se a marca que está sendo franqueada está devidamente registrada e ativa no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Certifique-se de que a empresa franqueadora é detentora legítima dos direitos da marca. A COF deve trazer essas informações e o número do Registro ou Protocolo de pedido de registro da marca.

3. Taxas

Todas as taxas a serem pagas pelo franqueado devem constar da COF e do contrato. Verifique se essas taxas estão dentro da média cobrada pelo sistema de franquia no segmento, e especialmente quais os benefícios oferecidos pela franqueadora em contrapartida.

É importante pesquisar junto aos franqueados da rede, cuja relação completa deve constar da COF, se a assistência prometida pela franqueadora está sendo cumprida na prática. Tire todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato.

4. Viabilidade financeira

Esse é um ponto essencial que precisa ser avaliado. Faça seu próprio estudo a partir das informações passadas pela franqueadora. Veja se você pode ter um resultado operacional satisfatório, se a lucratividade esperada atende às suas expectativas. É preciso levar em conta a concorrência local, demanda pelos produtos/serviços oferecidos pela franquia e retorno do investimento.

5. Locação

Ao procurar um ponto comercial para abrir a franquia, prefira contratos de locação com prazo de três a cinco anos, pois isto facilita a prorrogação do aluguel.

Verifique também se o contrato assegura a mudança de ponto caso o franqueado tenha algum problema com a locação do ponto comercial, como a desistência do proprietário do local ou fechamento de estabelecimentos, como centros comerciais ou shopping centers.

Essas foram algumas de nossas dicas para adquirir uma franquia. O que achou do artigo? Comente, estamos ansiosos para saber a sua opinião!

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade