Franquias como alternativa para a economia adversa

alternativas para a economia adversa

Durante a instabilidade pela qual o Brasil vem passando, enquanto há pessoas se lamentando e desesperadas, há um número muito grande de empreendedores buscando oportunidades. Muitos, para fugir do desemprego, decidiram abrir o próprio negócio e, entre as opções que se destacam, estão as franquias, que se apresentam como ótimas alternativas para a economia adversa.

2015 foi o ano dos novos negócios

Conforme um levantamento feito pela Serasa Experian, o ano de 2015, apesar das dificuldades, tem sido um grande motivador para o surgimento de novas empresas. O levantamento, publicado em setembro, indicou a criação de mais de 173 mil empresas, o segundo maior resultado do mês entre as pesquisas realizadas pela Serasa Experian.

Em comparação com o mês de agosto, o resultado foi 1,3% superior. Além disso, o total de empresas criadas neste ano, de janeiro a setembro, também avançou, em comparação com o resultado obtido em 2014.

Neste ano, o total possui parcial de 1.522.988 empresas abertas, contra 1.457.956 no mesmo período do ano anterior. E, conforme apontam especialistas, este avanço se deu neste ano especialmente pela necessidade, como alternativa para fugir da crise e do desemprego.

Franquias: alternativas para economia adversa

Apesar de a necessidade ser um dos principais motivadores para o crescimento do empreendedorismo neste momento, ninguém espera abrir um negócio e fracassar rapidamente. Para se lançar com segurança, é preciso manter a atenção em pontos estratégicos, para investir corretamente e ser bem sucedido.

Uma das formas de se investir com menor índice de risco, é justamente apostando em uma franquia, pois estes modelos de negócio, apesar de não serem completamente à prova de falhas, possuem muito mais estabilidade e diferenciais que facilitam a iniciação, especialmente para empreendedores de primeira viagem.

Se você está procurando investir em alternativas para a economia adversa, fugindo de riscos, como o desemprego, mas ainda não está certo sobre a melhor opção, conheça as principais vantagens que justificam o investimento em uma franquia:

Marca já reconhecida no mercado

Franquias são formadas por marcas que já possuem experiência no mercado. Por isto, ao abrir sua unidade você já terá o reconhecimento por parte do público-alvo, o que lhe garantirá um importante diferencial competitivo perante empresas abertas completamente do zero onde o nome, ainda desconhecido, demandará muito mais esforço.

Modelos de negócios já testados e aprovados

Antes de estar aptas a se tornarem franqueadoras, as empresas precisam acumular bons resultados, o que só é possível com experiência e testes prévios de modelos de negócio.

Por conta disto, os futuros franqueados contam com a vantagem de pular as etapas mais difíceis que envolvem o ganho de experiência de gestão com práticas de erro e acerto.

Suporte e apoio do franqueador e da rede

Além do conhecimento citado no tópico anterior, outro ponto importante e favorável, especialmente para empresários de primeira viagem, inclui o treinamento fornecido pelo franqueador antes da abertura; o suporte durante todas as fases da operação; além do apoio dos demais franqueados, com quem é possível trocar contatos e experiências.

Planejamento de negócio estruturado

Em geral, o plano de negócios da franquia já está pré-definido, o que poupa muito tempo do novo empresário e ainda permite que ele tenha acesso ao planejamento completo do desenvolvimento do negócio, mantendo, assim, o foco na direção certa, com muito mais facilidade.

Fique Atualizado!

Insira abaixo o seu e-mail e receba, gratuitamente, as atualizações do blog!