A importância da análise de cenário para o seu negócio

Carlos Ruben PintoPor Carlos Ruben Pinto   |Comprar Franquia
Diretor Executivo na MDS Franchising

Publicado em 17 de agosto de 2015  |  Atualizado em 9 de abril de 2018

analise-de-cenarioEm artigos publicados anteriormente comentei sobre a necessidade do empresário conhecer o mercado, avaliar continuamente o cenário e buscar respostas a um conjunto de perguntas que lhe permita descobrir tendências e oportunidades. O que pode acontecer se o empresário não avaliar bem o mercado e seus cenários? Naturalmente poderá tomar uma série de decisões erradas, entrar em mercados pouco promissores, contratar pessoas erradas, etc. E como já é velho e sabido no mundo empresarial, decisões erradas implicam em custos, ou melhor dizendo, em prejuízos, muitas vezes de difícil recuperação.

E no caso de análise, identificação de tendências e mudanças de rumo, cabe ainda perguntar: quais as conseqüências que as possíveis mudanças identificadas exercerão sobre as estratégias de negócio da empresa? Que acordos de colaboração serão necessários no que diz respeito à distribuição de produtos e serviços da empresa? Permita-me um pequeno aparte – aqui está uma das inteligências necessárias em um contrato de franquia bem elaborado. Mas vamos continuar perguntando, pois é isto que faz os cenários se abrirem. Digamos que você, empresário, tenha identificado novas oportunidades ou tendências e está por decidir percorrer novos caminhos. Quais seriam as reações de seus concorrentes diretos? Quais destas possíveis reações podem afetar os seus planos?

Uma análise de cenário implica justamente nesta habilidade de formular perguntas sobre o mercado de atuação da empresa, segmento e modelo de negócio. Os principais frutos desta análise são: identificação de oportunidades e/ou novos mercados e mudanças de prioridades, que exigirão da empresa a revisão ou elaboração de um novo planejamento estratégico e, naturalmente, um plano de execução detalhando cada uma das novas ações para os próximos doze meses. É fundamental que o empresário, seja ele franqueador, franqueado ou independente, possa traçar para sua empresa ou rede um plano com “o que fazer” e o “como fazer” para assegurar a necessária lucratividade. A qualidade deste plano é muito importante, pois, se bem feito, permitirá ser quantitativo. E o que interessa é isto: resultados.

Uma análise de cenário nos permite visualizar um novo futuro para a empresa. Porém, o mais importante é traçar um plano de ação possível de ser implementado a partir dos dados analisados. O renomado consultor internacional Ram Charam, autor de vários livros, diz que: “não adianta gastar tempo e dinheiro montando uma estratégia mirabolante. O segredo das grandes empresas não está na estratégia, mas, sim, na maneira como elas executam as coisas”. E diz mais: “o sucesso dependerá do rigor e da disciplina aplicados ao processo que vai da visualização rápida das mudanças à implementação de um plano de ação adequado”.

Desta forma, podemos concluir que fazer uma análise competente do cenário, acompanhar em tempo real as mudanças do mundo globalizado, implementar um plano de ação adequado às necessidades e porte da empresa é o ideal de todo empresário. Assim, buscar informações, trocar idéias, experiências e construir uma rede de bons e saudáveis relacionamentos com empresários de diferentes segmentos facilitam esse caminho.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade