Saiba olhar o presente para decidir sobre o futuro de sua empresa.
O desempenho do Franchising brasileiro divulgado pela ABF recentemente nos mostra que no último trimestre de 2018 o faturamento do setor de Franchising cresceu 6,3% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Desde então, sou questionado por muitos empresários que atuam no Franchising, e por outros tantos interessados em atuar no sistema de franquias com duas perguntas básicas:
1ª – A que se pode atribuir este crescimento?
Analisando os números vejo que este crescimento vem se mantendo durante este ano, tanto que há previsões de crescimento para 2018 na faixa de 7%, com pequena variação.
Este crescimento maior, que se comparado com PIB que está previsto para fechar o ano na faixa de 1,34%, é um fato que realmente chama a atenção. Devemos creditar este crescimento ao modelo de negócio.
Estamos diante de um modelo que cresce sustentado por importantes vantagens: O franqueado – que inicia um negócio novo tendo acesso a uma marca consolidada e um negócio previamente testado. Recebe do franqueador – que detém os direitos sobre a marca, todo o know-how – conjunto de conhecimentos e experiências para iniciar a operação, e ainda conta com o suporte e assessoria da empresa franqueadora.
Ou seja, ele tem acesso a métodos profissionais de gestão, e é tudo isso junto que minimiza eventuais erros que ele poderia cometer se tivesse criado e operado um negócio sozinho.
Mais uma grande vantagem para o franqueado – uma das principais inclusive, ele passa a ter acesso a produtos e serviços padronizados pela franqueadora, com direito de comercializar em um território/mercado exclusivo.
2ª – O que fazer para entrar e ser bem-sucedido no sistema de franquias?
Os empresários precisam preparar suas empresas para atuar como franqueadoras. Considero o Franchising um negócio que exige planejamento e orçamento para crescimento – ou seja, recursos para investir na estruturação e organização da empresa para que ela seja uma franqueadora profissional.
Este processo de formatação de uma franquia exige um método específico que passa por quatro grandes etapas:
- Análise Franqueabilidade e Viabilidade Financeira do modelo a ser franqueado;
- Manualização dos procedimentos operacionais – registro do know-how para instrumentalizar os franqueados;
- Desenvolvimento da Documentação Legal, atendendo aos requisitos da Lei Brasileira de Franquia Empresarial;
- Implantação da Franquia do Sistema de Franquias na empresa franqueadora.
O tempo estimado para uma formatação profissional da franquia é em torno de 5 ou 6 meses. É com esta formatação que a futura empresa franqueadora conquista a confiança dos investidores e futuros franqueados. Sem conquistar a confiança as pessoas não terão a segurança de assinar um contrato de franquia.
Assim, como o clima de confiança instalado no Brasil desde a última eleição tem ajudado muito o mundo dos negócios, e com isso as pessoas estão se sentindo mais seguras para investir, é possível então a prever uma economia melhor e mais forte nos próximos anos.
E, consequentemente, um crescimento ainda maior para o Franchising brasileiro. A sua marca pode se dar ao luxo de ficar só assistindo?
Então, para fechar este pequeno texto, convido você a refletir sobre uma frase de Peter Drucker: “Planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas, sim, às implicações futuras das decisões presente”.
Se você decidir fazer a sua empresa crescer através do Franchising, busque a melhor Metodologia e as melhores práticas. A sua empresa pode crescer se fizer seus franqueados crescerem juntos. Pense nisso.
Carlos Ruben Pinto
Diretor Executivo na MDS FranchisingDiretor Executivo da MDS Franchising & Negócios, consultor do Sebrae Nacional e instrutor homologado pela ABF. É especialista em Canais de Distribuição, Varejo e Franquias.
Artigos Relacionados
CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.