Expansão via Franchising: guia prático e definitivo de como elaborar a melhor estratégia

expansao via franchising

O que deve conter a descrição da estratégia de expansão via Franchising? Sabemos que ela deve contemplar vários itens, dentre eles, a empresa deve ter claro quais são seus objetivos ao adotar o Sistema de Franchising como canal de distribuição.

Como o atual ambiente de negócios influencia suas operações? Quais e quantos são os concorrentes que estão atuando no Franchising? O que a empresa quer oferecer de novo aos seus clientes? Que expectativas ela quer satisfazer? Como promover a expansão via Franchising e consequente aumento na produção, preservando a qualidade dos produtos e serviços?

É fundamental ainda programar o crescimento que a empresa espera ter em número de lojas (ou pontos de venda), o Franchising precisa de metas.

Em que deve consistir um planejamento de expansão via Franchising

O planejamento da implantação de um sistema de franquias deve ser feito pensando nas realizações e nas metas que a empresa franqueadora quer atingir.

Tornar-se franqueadora pensando somente no dinheiro que se pode ganhar com as taxas é um grande erro, pois a empresa precisa investir boa parte destes valores no atendimento, captação e assistência ao franqueado.

Além disso, especialmente no início deverá também investir em uma estrutura adequada ao melhor atendimento e assessoria às unidades franqueadas.

Para crescer com o sistema de franquias a empresa precisa se preparar bem e planejar a adoção deste sistema com o objetivo de comprovar ser esta a melhor opção para expansão via Franchising.

Para refletir sobre esse assunto, é importante perguntar: por que empresas como O Boticário ou Localiza conseguiram chegar aonde chegaram tendo o Franchising em seu DNA, e outras marcas naufragaram com tanta facilidade? Certamente estas empresas tiveram planos de ação bem elaborados e cuidam de executar seus projetos com esmero. Então, por que não adotar o Franchising em sua melhor concepção?

Como medir o crescimento de uma rede de franquias?

como medir o crescimento de uma rede de franquias

Todos nós sabemos que o Franchising faz pelas empresas franqueadoras – permite ocupação territorial com maior velocidade contando com recursos financeiros e humanos dos franqueados na implantação do ponto de venda.

Não se pode esquecer, porém que tanto para a empresa franqueadora como para a franqueada, o maior benefício esperado é o financeiro. Ambas buscam o retorno sobre o investimento.

Se você como empresário e futuro franqueador quer que sua rede tenha uma qualidade tal que seja comparada com as melhores redes do Brasil, então pare e pense, veja como o planejamento da expansão pode lhe permitir acertar mais nas suas decisões.

Não adianta manter foco nos resultados e negligenciar os processos iniciais de decisão. Um projeto de formatação bem estruturado, de acordo com o perfil e planejamento da empresa é essencial.

Expansão via Franchising: investindo no melhor projeto

Escolher um método de expansão via Franchising ruim tende a levar a resultados ruins.

Se a decisão pelo segmento for bem pensada e bem planejada, se o processo de tomada de decisão for bom, se a formatação for efetuada de forma correta, naturalmente o resultado tende a ser bom também.

Mérito de quem parou e pensou antes e fez o Franchising se encaixar de forma bem planejada na estrutura organizacional da empresa.

Pode uma empresa que pretende ser franqueadora obter retorno com um projeto de franquia sem ter recursos financeiros para investir na estratégia de desenvolvimento do novo canal de distribuição? Pouco provável.

Quando a empresa não define uma verba em seu orçamento para investir no melhor projeto de franchising, dificilmente conseguirá implementar de forma segura o novo canal de distribuição.

Investindo na correta estruturação da empresa

investindo na correta estruturação da empresa

Sem investir na estruturação correta, planejada, e sem verba para o marketing de lançamento, a franquia logo no início já sinaliza dificuldades de crescer.

A concorrência é pesada e é necessário pensar em como atrair a atenção dos candidatos a franqueados.

As franquias que mais crescem são aquelas que foram estruturadas para satisfazer as necessidades de quem compra, e por isso são mais valorizadas pelos franqueados-parceiros, que falam bem e que vendem o negócio.

O que torna uma franquia excitante aos olhos dos candidatos a franqueados?

O que torna uma marca verdadeiramente atrativa aos olhos dos candidatos é a perspectiva de que a franquia estará melhor amanhã do que está hoje.

Os candidatos a franqueados investirão não só na marca e na percepção do potencial de vendas ou capacidade de gerar receita com seus produtos e serviços. Mas, sobretudo na estratégia de expansão, na competitividade da empresa.

Investem também na possibilidade de realizarem seus sonhos com competência e seriedade, como novos empresários treinados e ligados a uma marca de sucesso.

Contudo, no mundo do Franchising encontramos ainda franqueados que não conhecem a estratégia da marca, sua vantagem competitiva e nem têm consciência da competição a que estão sujeitos.
Muitas vezes, sem percepção estratégica e sem enxergar possibilidades de crescer, no médio e longo prazo, esses franqueados desagregam e deixam a rede.

Além de realizar o sonho do negócio próprio, os franqueados querem também a oportunidade de ganhar dinheiro, de satisfazer suas necessidades e crescer com o negócio.

Para os candidatos a franqueados não será um sonho vender os produtos ou prestar os serviços da marca, se o negócio não for bem-sucedido. Para eles o sonho é viver a experiência de ter um negócio de sucesso.

Os franqueados irão se relacionar com os clientes, precisarão provocar o desejo de consumo nos clientes da marca, aprender a seduzir e a estar à disposição dos clientes.

Expansão via Franchising e a importância da definição dos pontos fortes, objetivos e a missão da franquia

Quem inicia uma expansão via Franchising sem um planejamento estratégico minuciosamente elaborado encontra muitas dificuldades.

É preciso mostrar que a empresa tem planejamento anual, missão, princípios e estratégias bem definidas, e que o negócio é pensado para gerar lucro para todos na rede.

Conclusão

Quanto vale uma rede de franquias bem estruturada? Ela vale o que vale cada cliente de seus franqueados.

Para transformar a sua marca em sucesso no Franchising seus franqueados precisarão ser bem escolhidos, bem preparados e sintonizados com a cultura da empresa franqueadora.

Para criar a rede de franquias dos seus sonhos a empresa precisará de pessoas que conheçam profundamente o Sistema de Franchising, que sejam ótimas em ideias e inovações, e, sobretudo, que tenham a capacidade de materializar a visão de futuro do negócio e o desejo dos clientes.

Fique Atualizado!

Insira abaixo o seu e-mail e receba, gratuitamente, as atualizações do blog!