Não basta empreender, é preciso saber como vender

Marcia PiresPor Marcia Pires   |Comprar Franquia
Consultora de Franquias

Publicado em 5 de outubro de 2012  |  Atualizado em 16 de abril de 2018

como-venderAtualmente muito se tem valorizado a atitude e comportamentos empreendedores que dão vida a novos ideias e negócios. Entre estes negócios, a franquia tem merecido grande destaque.

Abrir uma franquia é ao mesmo tempo sonho e desafio de muitos e entre estes interessados, 47% têm entre 21 e 30 anos.

Todo jovem empreendedor encontra muita informação sobre pré requisitos para abrir uma franquia, de perfil a investimentos exigidos e necessários, mas então que tal aproveitar para ir além destes pré requisitos, abrir uma franquia e começar a mergulhar nas exigências para operar uma franquia com sucesso?

Não basta empreender, é preciso saber como vender. Seja qual for o negócio, franquia ou não, é imprescindível vender e vender como muitos dizem é uma arte, mais do que isto é uma ciência!

Para vender é preciso, mais do que iniciativa empreendedora; é preciso disciplina espartana para traçar metas e atuar de forma intensiva na formação de uma equipe vendedora que, de fato,  manterá contato de qualidade com os clientes, assim como buscará incansavelmente novos clientes no mercado, de forma planejada, sistemática, regular.

Nesta direção, 3 etapas são fundamentais em qualquer franquia que quer vender mais e melhor:

  • Processos e procedimentos definidos, descritos e conhecidos de todos os envolvidos;
  • Ações frequentes e contínuas em busca de novos contatos e clientes;
  • Controle rigoroso de metas e resultados atingidos pela equipe.

No sistema de franquias, estas etapas exigem do empreendedor grande energia, concentração  e disponibilidade, tarefa regular e cotidiana que, para muitos novos franqueados chega a ser maçante, pois envolve detalhes, repetição, insistência, muitos nãos e paciência infinita. A inocência de que uma boa marca, uma boa divulgação e um bom produto ou serviço podem ser suficientes é mais comum do que se imagina ou se gostaria de imaginar no mundo do franchising e é aí que mora o perigo ou melhor o desafio.

A franquia, pequeno e novo negócio, novo empreendimento depende do bom vendedor, da boa equipe de vendas e do excelente Gestor de Vendas, capaz de priorizar esta área comercial. Este Profissional de Vendas não precisa necessariamente ser o próprio empreendedor, mas não haverá um bom empreendimento, se não houver este profissional ou muitos deles em sua equipe, em seu negócio. Dê crédito ao bom vendedor todos os dias do ano e você de fato terá um bom negócio!

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade