Como avaliar se tenho ou não aptidão para ser um empresário franqueado

Carlos Ruben PintoPor Carlos Ruben Pinto   |Comprar Franquia
Diretor Executivo na MDS Franchising

Publicado em 26 de fevereiro de 2014  |  Atualizado em 23 de março de 2015

empresarioO candidato a empresário independente ou como franqueado, sonha em fazer parte do mundo dos negócios, em ter uma empresa bem estruturada e trabalhar para prosperar. Este é um bom começo, porém exige um conjunto de atitudes e pensamentos que irão influenciar muito os resultados.

Para vencer no complexo mundo empresarial é necessário avaliar sua própria aptidão para o negócio, verificar se é capaz de se responsabilizar integralmente por ele, se tem o necessário preparo físico e emocional, e a vontade de vencer. É fundamental analisar as disponibilidades financeiras para implantar a empresa, avaliar o mercado e a concorrência, e formular uma estratégia vencedora, ou seja, planejar bem para acertar mais. Diante disso, cabe fazer ao candidato a empresário o seguinte questionamento: Será que você está preparado para promover as mudanças que o tira da zona de conforto?

Preparar para empreender é ter um bom autoconhecimento e ter resposta para algumas perguntas, tais como: Que prioridade será dada ao negócio? Qual o tempo diário que será dedicado à empresa? Qual é a capacitação mínima necessária para atuar no segmento escolhido? Que conhecimentos técnicos serão exigidos? Quem serão os fornecedores? Que tipo de mão de obra será necessária, onde encontrá-la e como formá-la? Há mercado para os produtos e/ou serviços que se pretende oferecer? Os produtos têm qualidade competitiva, ou capacidade de se tornarem referência dentro do seu segmento? Como será o atendimento ao cliente – a empresa tem condições de atender plenamente suas necessidades, está preparada para ouvi-lo?

O resultado operacional da empresa precisa ser rigorosamente gerenciado, portanto, é fundamental manter metas claras, avaliar as vendas diariamente, reunir com freqüência a equipe de vendas. De acordo com as características de cada segmento, é preciso ter um espaço  funcional e moderno para atendimento ao cliente, com cenário planejado, layout bonito, bem decorado e comunicação visual em sintonia com os produtos ou serviços, e com o perfil do negócio. Soma-se a isto a necessidade de preparar a equipe de atendimento para um bom relacionamento com a base de clientes da empresa, através de treinamentos contínuos. O empresário precisa também estar motivado para manter a motivação de sua equipe, transmitir-lhe ânimo e confiança. As sugestões da equipe devem ser registradas, e premiadas as melhores.

Boa parte das afirmações e das respostas aos questionamentos levantados acima estão incluídas no pacote das franquias, ou seja, a franqueadora repassa a experiência de implantação e gerenciamento do negócio, e esta é uma das principais vantagens em se tornar um empresário franqueado. Mas, é importante deixar bem claro que quem quer adquirir uma franquia precisa se preparar para dirigir uma empresa. Como já é sabido, a franquia vem com marca, com conhecimentos e informações, com metodologia de operação, com processos organizados, com capacitações e orientações, mas as atitudes e pensamentos de empresário são valores intangíveis que não podem ser repassados.

As franquias não trazem certificados de garantia de sucesso, os riscos são mais calculados, a renda mensal do empresário é incerta e oscilante, tal qual nos negócios independentes, e isto exigirá de cada candidato a empresário uma boa dose de equilíbrio emocional e perseverança. Quem quer empreender quer vencer, e para isto será preciso construir soluções contínuas para seus clientes e manter os olhos firmes na operação e lucratividade.

O que achou do artigo? Comente! Estou ansioso para saber a sua opinião.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade