Descubra os segredos para engajar pessoas e ter uma equipe nota 10

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 20 de outubro de 2015  |  Atualizado em 9 de abril de 2018

engajar-pessoasEngajar pessoas diretamente ligadas ao seu negócio, como colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios, é um desafio realmente muito grande e dominado por poucos. E, justamente por isto, se torna uma excelente vantagem competitiva.

Se você ainda não reconhece isto como uma necessidade importante, saiba que uma pesquisa recente, realizada pela FNQ e o SEBRAE, apontou que a maioria dos micro e pequenos empresários estão se preocupando muito com a gestão de pessoas.

Entre os 1.163 entrevistados, a grande maioria vem buscando formas de investir no capital humano das suas franquias. Entre eles, 73% afirmaram já realizar premiações aos colaboradores com ideias inovadoras, e 72% vem investindo na capacitação da equipe.

Isto só comprova a consciência de que as pessoas são o maior e mais importante ativo de uma empresa e que, quanto mais comprometidas e capazes forem, mais valiosa também se tornará a empresa.

Século XXI e a mudança de consciência das empresas

Antes do século XXI, a preocupação com o capital humano era pouca ou nenhuma. Após esta marca histórica é que questões como a capacitação, clima organizacional e valorização profissional passaram a fazer parte da rotina e dos ambientes de trabalho.

Os empresários passaram, então, a perceber que profissionais mais satisfeitos tendem a agregar alto valor no ambiente de trabalho e a se comprometerem mais, não apenas com a finalização e entrega das tarefas, mas especialmente com a qualidade e os resultados finais.

Os 4 primeiros passos para engajar pessoas

Para criar ações eficientes capazes de incentivar o engajamento de pessoas diretamente ligadas à sua franquia, é importante desenvolver 4 passos iniciais de conscientização sobre o negócio.

1. Valorizar sentimentos

As pessoas são movidas por sentimentos e sempre esperam que eles sejam reconhecidos e valorizados. Busque interpretá-los e valorizar o desenvolvimento de empatia com as pessoas envolvidas com a sua franquia

2. Dar atenção aos problemas dos funcionários

Como todos os funcionários têm opiniões e sentimentos próprios, é importante estar atento a isto, para medir e acompanhar estas percepções, ouvindo-as e analisando como elas podem ser úteis para melhorar o dia a dia da sua franquia.

3. Diminuir a hierarquização, aumentar a humanização

Gestões demasiadamente hierarquizadas podem se tornar engessadas, travar o desenvolvimento criativo e retardar a solução de problemas, o que gerará frustração e dificultará o engajamento.

Para evitar isso, busque soluções alternativas, como a adoção de um sistema de gestão horizontal e flexível.

4. Dar liberdade e leveza ao dia a dia de trabalho

Incluir boas doses de bom humor e descontração podem ser a chave para tornar o ambiente ainda mais leve e dar mais prazer aos colaboradores, deixando-os felizes em fazer parte da sua franquia.

Reserve momentos e intervalos para quebrar a rotina, incentive a interação entre eles e estimule a realização de práticas prazerosas em conjunto.

Apesar de não fazer parte da cultura brasileira, há muitas empresas estrangeiras que vêm investindo na flexibilização de horários de trabalho, o que permite que os próprios funcionários definam suas escalas e assim trabalhem com mais prazer e satisfação.

Dependendo do funcionamento da sua franquia, o uso desta solução pode não ser possível. Mesmo assim, não deixe de buscar alternativas inovadoras que podem mudar um pouco a rotina de trabalho e gerar melhorias significativas na missão de engajar.

Recomendações do Modelo de Excelência de Gestão

Também conhecido como MEG (Modelo de Excelência de Gestão), esta referência indica diversas boas práticas de gestão com a finalidade de ajudar diferentes empresas, inclusive franquias, a gerir, reter e valorizar seu capital humano.

Entre as principais recomendações indicadas para desenvolver uma equipe de sucesso voltada para resultados e engajada estão:

1. Definições claras

Apontando claramente funções e responsabilidades de cada um dos colaboradores, sempre pontuando a participação de cada um e promovendo a sinergia.

2. Planejamento de cargos e salários adequados

É importante estabelecer e implantar um plano de cargos e salários juntamente com um programa de metas para sua equipe. Este plano deve se basear no plano estratégico da empresa e nas competências individuais de cada colaborador. Assim, será possível definir qual a participação de cada um nas estratégias gerais da empresa.

3. Incentivo à autonomia

Destacar e incentivar a autonomia dos seus colaboradores ajudará a aumentar a motivação, facilitará o cumprimento de metas e produzirá resultados muito positivos para sua franquia.

4. Realização de feedbacks

Promover feedbacks constantes, sistematizar processos de avaliação e implementar ações de melhoria também são práticas que ajudarão a engajar pessoas a médio e longo prazo.

5. Análise e direcionamento de competências

Investir nas habilidades e conhecimentos dos colaboradores é um ponto crucial para valorizar cada um. Entenda as competências e facilite o desenvolvimento das atividades diárias, garantindo a eficiência e equilíbrio em equipe.

6. Criação de plano de carreira

O desenvolvimento e a promoção de programas de capacitação baseados em um plano de carreiras e nas metas estipuladas pela organização, incentivará o funcionário na busca por auto aprimoramento e na reciclagem do colaborador.

7. Integração da equipe

É importante sempre considerar a integração total entre os membros da equipe da sua franquia. Além de proporcionar oportunidades para desenvolvimento de integrantes da equipe atual, procure incluir novas pessoas para o exercício das funções, integrando mais experientes com iniciantes e promovendo um clima estável e amistoso.

8. Realização de pesquisas organizacionais

Para engajar pessoas, é muito importante identificar, os fatores que afetam o bem-estar, a motivação e a satisfação dos colaboradores. Para isto, realize sempre pesquisas de clima organizacional, para assim desenvolver programas com foco na qualidade de vida e ideais para sua equipe.

9. Comunicação sempre clara

A clareza na comunicação é fundamental para manter o grupo conectado com valores e princípios da organização. É importante ouvir cada um e transmitir orientações claras, para assim estabelecer uma relação de confiança e ética, melhorando a realização das tarefas e a qualidade de todas as etapas.

10. Realize incentivos

Utilize, por exemplo, práticas de remuneração, reconhecimento e bonificações para estimular e engajar pessoas. Ações como estas são importantes propulsores da motivação dos colaboradores.

Realizar ajustes salariais, alinhados ao plano de carreira, ajudam no reconhecimento do talento dos funcionários, estimulam a apresentação de contribuições significativas à empresa e permitem um engajamento ainda mais eficiente.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade