Principais dicas para abrir seu food truck e ter sucesso

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 2 de setembro de 2015  |  Atualizado em 9 de abril de 2018

food-truckA alimentação fora de casa é um dos negócios com maior vantagem de investimento no momento e o modelo de negócio com food truck, além de estar em alta, é uma alternativa que vem crescendo também no mercado de franquias e trazendo oportunidades para quem quer investir com segurança.

Se você ainda não conhece muito bem as vantagens deste mercado, saiba que em 2014 o setor alimentício faturou mais de R$ 25 bilhões, o que representou um crescimento de 6,8% diante do resultado do ano anterior, de acordo com dados da ABF.

Seguindo esta tendência de mercado, o número de vendedores de comida nas ruas continua crescendo e, de acordo com o SEBRAE, já representa 2% da população brasileira.

A abertura do seu Food Truck

Aproveitando esta tendência e a oportunidade do sucesso que vem tendo o food truck nas ruas, há inúmeros modelos de franquias que vem se tornando a chance ideal para empreender.

Mas para isto, é preciso estar atento às exigências necessárias para legalizar o negócio e as informações sobre o mercado e o público, para se manter competitivo e bem sucedido.

Por que vale à pena investir?

Há muitos benefícios em se investir neste mercado da alimentação sobre rodas, mas entre as principais vantagens que os empreendedores poderão contar estão:

  • Com o aumento do aluguel de imóveis, a alternativa de um negócio móvel reduz grande parte dos custos fixos
  • Somente a economia com o aluguel pode render até 25% de aumento no faturamento
  • O fato de poder quebrar a rotina, indo aonde o cliente está, ajuda a disseminar a marca, a identidade do negócio e o produto

Regras gerais para food trucks

Atenção ao modelo do veículo

Apesar das opções de caminhões, vãs ou furgões, não se pode utilizar qualquer tipo de veículo como food truck. Antes, é preciso cumprir diversas regras de adaptação, para que ele possa então estar apto a atender os clientes.

É preciso estar atento a detalhes obrigatórios como: a coifa ou saída para exaustão, um balcão de trabalho adaptado, revestimentos em inox, fogão e fornos industriais, coletores de detritos, instalação de gás e gerador, que são fundamentais.

Verifique a legislação do município

Apesar de ser um negócio já consolidado fora do país, no Brasil ainda é uma modalidade relativamente nova e por isto não há regulamentações padronizadas para todo o país.

Diante disto, é importante estar atento às regras do seu município de atuação. Em São Paulo, por exemplo, há a Lei Municipal no 15.947/2013, que determina fatos como o tamanho dos caminhões, os locais para atuação, entre outras normas.

No Rio de janeiro, há um projeto tramitando para definição de regras mais claras e em outros locais como Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre também. Caso pretenda atuar em outros municípios, busque informações detalhadas sobre as regras a seguir.

Cuidado com as regras de higiene e segurança

Uma das grandes preocupações de quem atua no ramo alimentício é com relação às normas de higiene, impostas e reguladas principalmente pela Vigilância Sanitária.

Fique atendo às normas da Anvisa, em vigor desde 2014, como a RDC 216 e RDC 49, que regulamenta a forma ideal sobre a produção de alimentos, livre de contaminação.

Há restrições com relação ao acondicionamento das comidas, uso de alimentos perecíveis e comercialização de bebidas alcóolicas. Não tomar o cuidado adequado com relação a estes pontos pode render multas e até mesmo o fechamento do seu negócio.

Atenção às normas do Detran

Por se tratar de um negócio móvel, este modelo de restaurante também está sujeito às regulações impostas pelo Departamento de Trânsito. Por isto, é muito importante ficar atento ao cumprimento das exigências de circulação e, especialmente, de estacionamento, para não correr o risco de infringir regras e ser surpreendido com cobranças de multas ou até mesmo o reboque.

Franquias e oportunidades de negócio

A evolução dos food trucks também chegou ao mercado de franquias e agora também é fácil encontrar modelos de negócios estruturados a partir de uma rede. Estas opções são ideais para quem possui perfil empreendedor e se identifica muito com o ramo alimentício.

Investindo nesta tendência do momento e optando pelo formato de negócio em franquias, é possível aproveitar esta grande oportunidade, contar com o apoio de toda uma rede e um franqueador dedicado, além de um modelo de negócio já testado e aprovado.

Mas, como todo negócio possui seu nível de risco, não abra mão de tomar cuidados fundamentais como:

  • Avaliar o histórico do negócio atual
  • Checar as informações sobre a franquia no mercado e junto a atuais franqueados
  • Entender o potencial do mercado
  • Analisar os possíveis impactos sazonais nas vendas
  • Calcular corretamente os custos envolvidos na abertura e manutenção da franquia
  • Checar a política de territorialidade para se prevenir contra a canibalização da própria franquia

Também é muito importante se manter informado sobre o mercado de franquias, as oportunidades e necessidades de um empreendedor neste segmento. Por isto, sempre acompanhe as publicações do nosso blog para ficar a cada dia mais preparado para empreender com segurança e sucesso!

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade