O que é Franchisee Success e por que ele é importante para sua franquia

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Vender Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 17 de dezembro de 2014  |  Atualizado em 30 de abril de 2018

A thermometer topped with the word Satisfaction measures the happiness a person or customer has with his or her experience in a retail or other environment, with the mercury risingEmbora seja um título novo para muitas pessoas, o franchisee success é um antigo conhecido das empresas bem sucedidas. Este termo representa o foco na qualidade do atendimento para atrair e fidelizar clientes.

Traduzindo em poucas palavras, Franchisee Success é o índice de satisfação do cliente com a franquia. Para as franquias que realizam pesquisa de avaliação, quão maior for a nota média recebida, melhor avaliada é a franquia e mais elevado será o seu índice.

Qual a importância de agradar clientes?

A opinião do cliente é fundamental em todos os tipos de negócio. Quando estão insatisfeitos eles reclamam mais, distribuem suas críticas e são uma péssima propaganda para qualquer franquia.

De acordo com uma pesquisa realizada em todo o Brasil, pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, 61% dos clientes afirmaram que o bom atendimento é mais importante do que preço e qualidade dos produtos.

Quando perguntados sobre as prioridades para escolha de uma empresa e o que mais influencia a decisão final de compra, apenas 12% dos entrevistados elegeram o preço como principal determinante.

Outra pesquisa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, indicou que 68% das empresas acabam perdendo clientes por consequência do mau atendimento e indiferença.

Diante disto, invista no conhecimento da opinião do seu cliente, pois franquias que entendem e se aproximam das expectativas do seu público, tendem a alcançar o melhor índice de Franchisee Success.

3 passos para melhorar seu Franchisee Success

Realize pesquisas

Tenha sempre em mente e em seu planejamento estratégico, formas para coletar avaliações de seus clientes e transforme estes dados em informações estratégicas. Crie um modelo padrão para sua rede e estimule o desenvolvimento de formas inovadoras para aproximação com os clientes.

Pense estrategicamente

Crie uma rotina de desenvolvimento construindo um ciclo de ações estratégicas. A partir da pesquisa e coleta de dados, transforme-os em ações sempre orientadas para metas e resultados. Só tenha cuidado para manter um equilíbrio entre o cálculo racional das estatísticas e a percepção empírica do relacionamento com os clientes.

Estimule seus franqueados

Especialmente nas franquias, onde há uma marca forte por trás do negócio, a qualidade do atendimento poderá determinar o sucesso ou fracasso de cada uma das franquias, por isto, acompanhe constantemente seus franqueados, invista em treinamentos com foco na gestão do atendimento e incentive atitudes que destaquem cada franquia individualmente.

Como conquistar clientes e ter o melhor Franchisee Success?

Para o franqueador é importantíssimo investir na capacitação de seus franqueados para, assim, alcançar altos níveis de qualidade no atendimento da sua rede. Garantir que seu modelo de excelência seja replicado para todos os funcionários e novas unidades fará toda a diferença em seus resultados.

Confira a seguir, as dicas que separamos para ajudar sua franquia a conquistar um Franchisee Success melhor:

Foque na construção de relacionamento

Não pense somente na venda imediata, procure atrair e fidelizar seus clientes desde o primeiro momento, praticando políticas de vendas que estimulem o retorno e relacionamento de longo prazo.

Torne-se um especialista

Com grande concorrência em todos os mercados, é importante se destacar no nicho escolhido. Seja um especialista no seu segmento e domine especialmente as necessidades e desejos dos seus clientes. Não pare de estudar e replique seu conhecimento para toda a rede.

Seja útil ao seu consumidor

Não foque apenas na venda, ofereça algo a mais para seu público. Realizando ações como treinamentos, workshops, divulgação de e-books ou demais materiais informativos que ajudarão seus clientes no seu dia a dia, você fará com que ele mantenha contato com sua franquia mesmo após a compra.

Além disto, estes tipos de investimentos atrairão até mesmo mais prospects, pois como os novos consumidores estão sempre pesquisando antes das compras, chegarão ao conteúdo ligado a sua marca e produtos antes da compra.

Relacionamento em primeiro lugar

Priorize ações que valorizem o relacionamento ao invés das metas. Focar no bom atendimento, mesmo que não renda vendas imediatas, reforçará a imagem da sua franquia e gerará mais resultados do que campanhas de vendas a qualquer custo.

Sempre colete informações sobre o atendimento

Conhecer a opinião do cliente é fundamental. Treine seus franqueados para observarem o comportamento e o relacionamento com eles em suas lojas. Todos devem coletar e organizar estas informações, mesmo quando não há formulários respondidos pelos clientes.

Pratique um pós-venda de qualidade

Concentre esforços na coleta de opiniões dos seus clientes. Estimule respostas além das simples marcações de notas, solicite opiniões e avaliações mais detalhadas.

Por fim, é importante manter sempre o cuidado de fazer deste processo um momento prazeroso para seu cliente, onde ele se sentirá útil e não obrigado a fornecer respostas.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade