Como a Franchising Fair pode ajudar na escolha da franquia ideal

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 13 de abril de 2015  |  Atualizado em 16 de abril de 2015

franchising-fair

A Franchising fair, feira especializada do setor de franquias, será realizada entre os dias 17 e 19 de abril, no Expominas (Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova). Este evento reunirá mais de 150 oportunidades de franquias e promete ser uma excelente oportunidade para empreendedores interessados no setor.

De acordo com Ademar Pahl, diretor geral da feira, mesmo as instabilidades econômicas não são empecilho para quem pretende investir em franquias. “Principalmente em épocas de crise econômica, investir em uma franquia é a melhor opção para o novo empreendedor, pois ele conta com a garantia de retorno da uma marca já consolidada no mercado.”, afirmou.

Além da maior segurança de poder contar com um modelo de negócio já testado e aprovado, o desempenho positivo que o franchising apresentou em 2014 com um crescimento anual de 20% também impulsiona a abertura de novos negócios e reforça a busca por oportunidades na feira.

Melhores oportunidades da feira em 2015

Historicamente, os negócios mais procurados são relacionados a prestação de serviços, seguidos de cosméticos, beleza & saúde, e o de acessórios pessoais. Além destes, as tradicionais franquias de alimentação, sempre muito visadas, também possuem espaço reservado e presença marcante nos stands da feira.

Neste ano, para quem está à procura por oportunidades inovadoras, as franquias ligadas à prestação de serviços online podem ser as opções ideais. Há oportunidades ligadas a prestação de serviços de segurança, gestão de arquivos, controle de acesso a softwares, certificação digital e ofertas de serviços de publicidade digital, entre outras.

Vantagens de participar da feira

Ano após ano, a franchising fair apresenta desempenho ainda mais promissor. Fatores como o crescimento do número de marcas presentes que subiu para 180 este ano, a realização de mais 2 edições itinerantes nas cidades de Salvador e Curitiba e a previsão de que o número de visitantes supere a marca de 7000, alcançada em 2013, comprovam isto.

“A Franchising Fair é uma verdadeira ‘vitrine’ de oportunidades de negócios, realizada há mais de 15 anos pelas principais capitais brasileiras. Além das 180 marcas expositoras, a feira oferece palestras grátis para quem desejar obter maiores informações sobre como adquirir uma franquia ou como franquear o seu negócio.”, apontou Pahl.

Além do contato direto com franqueadores, os empreendedores interessados que realizarem a inscrição contarão com uma programação especial de capacitação e poderão realizar diversos contatos com modelos diferentes de negócios, podendo escolher opções seguras para investir ainda este ano.

Embora os negócios não sejam efetivados diretamente na feira, ela proporciona uma média de 500 novos cadastros, com um volume de negócios estimado em torno de 40 milhões de reais por edição e é um canal inicial para negociação entre franqueador e franqueado.

Após a negociação inicial, tendo ciência das principais características da franquia, o interessado terá acesso à COF (Circular de Oferta da Franquia), onde o Franqueador deverá apresentar ao candidato toda a documentação da saúde financeira da rede, com total transparência e demais detalhes sobre o negócio e assim evoluirá com segurança para o fechamento do contrato e abertura oficial de sua franquia.

Como aproveitar melhor as oportunidades da feira

Frequentar uma feira de negócios é uma excelente forma de entrar em contato com um ambiente repleto de oportunidades, mas ao mesmo tempo pode ser uma atividade cansativa e confusa para alguns empreendedores, especialmente os iniciantes.

Por isto, antes de chegar ao local do evento, se quiser tornar sua visita ainda mais produtiva, procure adotar uma postura mais estratégica, seguindo alguns passos como:

Preparação com antecedência – selecione alguns tipos de negócios, segmentos e modelos de franquias que mais lhe interessam ou que mais instigaram sua curiosidade, para ter um filtro e permanecer focado.

Esteja disposto – se possível, vá descansado, com trajes confortáveis que possibilitem uma caminhada calma e sem interferências de fatores estressantes como um sapato apertado, por exemplo.

Avalie a posição dos stands– assim que chegar ao local, analise o mapa do evento, localize os pontos mais interessantes e trace uma rota para otimizar seu tempo de visitação, priorizando as oportunidades mais interessantes.

Como participar?

Para participar, é necessário realizar inscrição e pagar a taxa de R$ 25,00 por pessoa. As inscrições podem ser realizadas com antecedência no site ou no local do evento e incluem a participação nas palestras que terão como foco temas direcionados para esclarecimento de dúvidas dos investidores.

O horário de visitação na sexta (17) e no sábado (18) é de 14h às 21h e no domingo (19) entre as 14h e 19h. Endereço do Expominas: Av. Amazonas, 6200 – Belo Horizonte / MG.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade