Franquia Light: opção de negócio compacto contra a crise

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 17 de julho de 2015  |  Atualizado em 11 de junho de 2018

franquia-light

Em tempos de crise econômica, um dos melhores remédios para superá-la é investir em soluções criativas. Pensando nisto, as franquias passaram a oferecer opções de negócios mais compactos, que caibam no bolso dos novos investidores. Um tipo de modelo que recebeu o nome de franquia light.

Redução do tamanho de franquias como oportunidade

Este movimento de redução dos tamanhos das franquias não é novo. Há tempos, algumas redes vêm oferecendo formatos alternativos às lojas tradicionais. Uma das opções são as lojas em quiosques de shoppings, que têm como vantagem a redução de despesas fixas.

Além dos quiosques, as unidades móveis e as através de carrinhos também representam claramente o movimento de adaptação às necessidades do mercado e dos novos empreendedores, que conseguem investir em seus sonhos, mantendo boas margens de lucro, baixos custos de locação e despesas com mão de obra.

Franquia Light para ajuda a vencer a crise

De acordo com o levantamento trimestral divulgado pela ABF (Associação Brasileira do Franchising), o setor faturou 9,2% a mais em comparação com o mesmo período do ano passado, o que rendeu um faturamento de R$ 31,3 bilhões. E este resultado, diferente da retração econômica nacional, é resultado de estratégias, como a inovação nos tamanhos das franquias.

A franquia light, que vem ganhando destaque especialmente este ano, é um destes exemplos estratégicos adotados pelos franqueadores para manter seus negócios competitivos e sustentáveis, já que estes investimentos em novos formatos ajudarão a manter e até mesmo acelerar a expansão das unidades franqueadas.

De acordo com declarações dadas pelo diretor da ABF, André Friedheim, estes novos modelos de negócio são claramente alternativas para fugir da crise e os padrões de franquias mais compactas são uma realidade no mercado.

Franquias menores para novos empreendedores

Estes formatos mais enxutos vêm se mostrando como opções ideais para novos empreendedores que querem aproveitar o cenário de crise, e até mesmo uma situação de desemprego, para mudar completamente a sua vida profissional.

As franquias compactas, também conhecidas como “franquias fit”, podem ser as alternativas ideais para começar este projeto, pois estes modelos são facilmente instaláveis em locais de auto-tráfego, como estações rodoviárias, faculdades, metrôs, centros comerciais e eventos em geral, por exemplo, e com dedicação e esforço podem emplacar rapidamente.

A escolha de pontos comerciais com esta característica de grande movimento, com a necessidade de menor espaço para operacionalização do negócio, somados aos investimentos reduzidos para a abertura da franquia, são algumas das maiores vantagens para quem está a procura de novos desafios.

Desafios das franquias light

Apesar dos benefícios e das possíveis facilidades, antes de se lançar completamente neste sonho, é preciso estar atento aos riscos, pois todo tipo de negócios, até mesmo franquias, possuem riscos.

É claro que, em comparação aos negócios próprios, onde a taxa de mortalidade das empresas fica na base de 20%, o percentual de apenas 3,7% de franquias fechadas não é tão assustador assim. Apesar disto, se você não quiser entrar para esta base de dados negativa, fique atento a pontos como:

  • O total de investimento necessário
  • O potencial e desenvolvimento do nicho de mercado escolhido
  • O tempo de operação da franquia e know-how do franqueador
  • A assistência e suportes oferecidos a novos franqueados
  • A escolha do ponto comercial ideal

E se após checar todos estes fatores você conseguir confirmar a segurança do mercado, a solidez do negócio e continuar apaixonado e motivado pelo seu negócio, siga em frente e nunca pare de se atualizar.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade