Pensa em abrir uma franquia no exterior? A hora é agora!

franquia-no-exterior

A crise no Brasil é um fato, mas ainda assim há oportunidades para investimentos lucrativos, especialmente para quem pretende se tornar um franqueado. Se você tem interesse neste mercado, saiba que uma das opções é abrir uma franquia no exterior.

Achou complicado ou até mesmo impossível? Não se assuste! Esta oportunidade está mais próxima do que você imagina e já há muitas pessoas aproveitando a chance de investir no exterior, pois as marcas nacionais estão encontrando grande aceitação lá fora.

O crescimento da internacionalização de franquias brasileiras

Entre 2012 e 2014, de acordo com um estudo “Estágios da Internacionalização das Franquias Brasileiras”, feito pela ESPM e ABF, o número de franquias brasileiras atuando no exterior subiu 14%.

Das unidades franqueadas de marcas brasileiras no exterior, o total já chega a 2.703 o que equivale a 3,8% do total de suas unidades franqueadas. Em comparação com os demais relatórios deste mesmo estudo, que iniciou em 2010, a expansão das marcas no exterior foi de 62%.

E conforme as expectativas do setor, no próximo ano é esperada a marca de abertura de 180 novas franquias brasileiras abertas em todo o mundo e com a parceria entre a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), possivelmente ficará ainda mais fácil abrir negócios fora do país.

Programa de apoio à internacionalização de franquias

Como um reforço na expansão de franquias para o exterior, a parceria da APEX com a ABF prevê o desenvolvimento de planejamento para auxiliar na transformação de modelos de diferentes marcas em negócios exportáveis de sucesso para outros países.

A pretensão é de que até o mês de marco de 2016, entre 10 e 15 marcas sejam encaminhadas para o escritório da Apex, na Flórida, para serem submetidas à aprovação e validação do modelo de negócios, para assim serem bem planejadas a baixo custo, aumentando as chances de sucesso.

As franquias que participarão deste processo terão como vantagem o acesso a um espaço de trabalho compartilhado, onde podem trocar ideias, ratear custos, acessar serviços como consultorias e advogados, além de realizarem estudos de mercado. Tudo isto com um custo mensal entre 400 e 500 dólares.

Vantagens e desvantagens de uma franquia no exterior

Quem estiver de olho nesta oportunidade de investimento deve estar atento a questões operacionais, especialmente no que diz respeito a aspectos burocráticos, pagamento de tributos, logística e à legislação local.

Com relação aos benefícios, entre as vantagens de abrir uma franquia no exterior, se destacam: o pioneirismo, a participação na consolidação da marca internacionalmente, possibilidade de ganhos em escala, maior valorização do negócio, aprendizado diferenciado e a importação de conhecimento.

Recomendações antes de abrir uma franquia no exterior

Se você ficou atraído por esta possibilidade, saiba que para fazer empreender como um franqueado internacionalmente dando passos seguros deverá:

  • Se informar a respeito do mercado-alvo;
  • Deve estar atento a fatores culturais de seu público;
  • Deve esclarecer todas as dúvidas sobre legislação e regulamentação;
  • Precisa participar de feiras internacionais;
  • É recomendado que busque suporte junto a consultorias.

Marcas brasileiras que atuam no exterior

De acordo com a quinta edição do ranking da Fundação Dom Cabral de Internacionalização de Franquias, que leva em consideração números como a quantidade de franquias no exterior e as receitas de royalties e taxas dessas unidades fora do Brasil, a iGUi Piscinas é a rede mais internacionalizada do país. Em segundo lugar está a franquia Localiza, rede especializada em aluguel de veículos, e em terceiro lugar a franquia Dudalina, marca de vestuário. Veja abaixo a lista completa:

1. iGUi Piscinas

2. Localiza

3. Dudalina

4. Carmen Steffens

5. Depyl Action

6. Chilli Beans

7. Vivenda do Camarão

8. Magrass

9. Cia Hering

10. Giraffas

O ranking completo e mais detalhes sobre o estudo, você encontra aqui (páginas 42 a 45).

Fique Atualizado!

Insira abaixo o seu e-mail e receba, gratuitamente, as atualizações do blog!