Como avaliar se franquias a venda (que já estejam em operação) são um bom negócio

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 21 de outubro de 2014  |  Atualizado em 13 de abril de 2018

franquias a vendaPara empreendedores a procura de boas oportunidades, a compra de uma franquia pode ser a solução para dar seu primeiro passo para a independência profissional e financeira. Quando essa oportunidade vem com a chance de adquirir franquias a venda, já em funcionamento, saber como avaliar riscos versus oportunidades torna-se fundamental para uma boa tomada de decisão.

Por inúmeras razões, franqueados podem desistir do seu negócio e optar pelo repasse de suas franquias em operação. Isto não necessariamente significa que a empresa é ruim ou fracassada. Adquirir franquias em operação pode sim ser uma excelente oportunidade para novos empresários, desde que observados alguns cuidados. Estudar o negócio, compreendendo todos os aspectos da franquia em questão é o primeiro passo.

Dentre as principais vantagens de adquirir uma franquia em operação, estão: a boa liquidez do negócio, já que uma franquia em funcionamento não possui interrupção do seu fluxo financeiro; a manutenção do processo de valorização da marca; a experiência; base de clientes já formada e processos operacionais ajustados, que são itens estratégicos entregues prontos para o novo dono.

O que observar antes de adquirir uma franquia em operação?

Qualquer processo de compra envolve também certo nível de risco, por isso é fundamental investigar todas as possíveis dificuldades presentes na franquia em operação. Esta investigação possibilitará, dentre outras coisas, minimizar riscos contratuais, jurídicos ou trabalhistas, por exemplo.

Antes de comprar qualquer franquia em operação, questões básicas como a definição do modelo de repasse precisam ser definidas. Escolher se haverá o repasse da Pessoa Jurídica ou somente do negócio, surgindo então um CNPJ diferente do atual.

Esta escolha de modelo impactará diretamente em questões trabalhistas, contratuais de locação, possíveis cobranças de taxas de transferência, pagamentos de impostos, dentre outras. Portanto, não abra mão de realizar auditorias comerciais, jurídicas e contábeis para checar os riscos e estar bem seguro antes de dizer o sim.

5 passos a seguir depois de dizer sim a franquias em operação

Você decidiu optar por investir em franquias a venda, confira então o que não pode faltar na sua lista de ação:

  1. Conheça e domine a região ao redor: Complemente e atualize o estudo de mercado feito pelo dono anterior.
  2. Trace um novo plano estratégico: Com os dados coletados trace um novo plano estratégico para atrair nova clientela.
  3. Mantenha a equipe a seu favor: A mudança de liderança pode gerar pânico, mostre a todos que a mudança será positiva.
  4. Foque nos clientes: Aprimore o relacionamento para mantê-los fidelizados e reconquistar alguns que porventura tenham se perdido.
  5. Mantenha a mente aberta: Para inovar é preciso manter a visão atenta às constantes novidades.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade