Franquias da moda: vale a pena apostar?

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 12 de novembro de 2015  |  Atualizado em 26 de março de 2018

franquias-da-modaAs opções de novas franquias com a possibilidade de conquista de bons resultados e sucesso aumentam cada vez mais. Por isto, diante de tantas boas oportunidades em ascensão, é importante estar atento para não cair na cilada de investir em franquias da moda que têm sucesso meteórico e data de validade previsíveis.

Alguns modelos de franquias como de cupcakes, de empadas e frozen yougurt, por exemplo, no momento do lançamento conquistaram resultados muito positivos e, por isto, acabaram atraindo muitos novos franqueados, empolgados com estas possibilidades.

Apesar do bom desempenho inicial, muitos empresários que optaram por franquias como estas, mesmo conquistando resultados surpreendentes no curto prazo, após a abertura de muitas unidades em pouco tempo, acabaram tendo uma grande decepção.

O perigo do boom de franquias da moda

Para quem deseja aproveitar a maior segurança do sistema de franquias, é importante saber que mesmo este setor não é e nem nunca será completamente imune a falhas.

Em muitos casos as franquias podem gerar prejuízos sim, especialmente se a expansão das unidades franqueadas for muito acelerada, sem que haja um plano de negócios estruturado e eficaz, direcionado para os momentos críticos, como quando há interferências, como a sazonalidade.

Após o “estouro” do negócio, é normal que haja sim uma pequena queda nas vendas. A partir deste momento, o que realmente fará a diferença serão fatores como o conhecimento e a experiência do franqueador, para contornar dificuldades e lançar novas estratégias e as habilidades gerenciais do franqueado.

Para apostar em uma franquia com esta característica de ampla expansão e sucesso meteórico, com mais segurança e menos riscos, é importante observar pelo menos 3 fatores fundamentais antes de se tornar franqueado:

1. Além de focar no desempenho da franquia, você precisa se identificar realmente com o segmento e modelo do negócio;

2. É preciso checar a real experiência e conhecimento do franqueador neste setor/segmento;

3. Sempre analise a relação entre o investimento inicial, custo de manutenção e tícket médio do produto.

Quando vale à pena entrar em um negócio da moda?

Apesar das notícias ruins e dos perigos, isto também não significa que todas as franquias da moda não valem à pena e que todos os novos franqueados levarão prejuízo. Fique calmo! Mesmo com alguns desempenhos abaixo do esperado, é possível lucrar sim com estes investimentos.

Conforme apontou um levantamento realizado pela Rizzo Franchise, consultoria especialista no mercado de franquias, estes negócios da moda possuem em média até 4 anos de auge.

Após alcançarem este ciclo de vida, com as devidas atualizações estratégicas, podem continuar sendo bons negócios para franqueadores e franqueados aplicados.

Estas franquias podem ser extremamente lucrativas, especialmente para quem investir logo nos primeiros anos, pois assim poderá aproveitar melhor todo o ciclo de desenvolvimento, além de se especializar ganhando experiência e amadurecendo para enfrentar as próximas fases de desenvolvimento.

Atenção às atuais franquias da moda

Um dos exemplos de investimento da moda que expiram cuidado são as franquias de paleterias mexicanas. Elas estão pipocando por todo o país atualmente e quem não tomar os devidos cuidados pode acabar se decepcionando.

Primeiramente, é importante deixar claro que esta afirmação não representa uma recomendação extremamente pessimista ou um conselho para não investir – muito pelo contrário. Trata-se apenas de uma dica para investir com maior segurança e confiança.

A recomendação de atenção é para que se tenha cuidado, principalmente com a escolha da localização, como cidades, estados e mais especificamente com o ponto comercial, fatores decisivos para a sustentabilidade do negócio a médio e longo prazo.

O cenário mais próximo do ideal para quem ainda pretende investir nesta oportunidade é focar na abertura de unidades em estados e cidades com clima mais quente.

Locais com estas características sofrem menos com a sazonalidade de períodos mais frios, já que, culturalmente, brasileiros consomem menos sorvete nestes períodos.

Como o ticket médio (valor de venda por cliente) destas paleterias não chega a ser muito alto, e a percepção do público é de que o valor do produto é mais caro em comparação com o segmento de sorvetes. O grande desafio para o sucesso nestes casos é agregar no volume de vendas.

Se você quer apostar em franquias como estas, para ampliar suas chances de sucesso, esteja atento principalmente na escolha do ponto comercial. Selecione locais com maior movimento comercial ao longo de toda a semana, e que também alcance áreas de lazer durante os finais de semana.

Cuidados para minimizar riscos de investir em franquias da moda

Como dito anteriormente, as oportunidades e os riscos de apostar em franquias da moda são muitos. É possível tanto atingir o sucesso como acumular prejuízos, caso não seja montada uma estratégia correta.

Para que você decida por si mesmo se deve ou não dar este passo adiante, siga pelo menos estas 4 recomendações:

  1. Certifique-se da experiência do franqueador no setor e segmento que está vendendo;
  2. Caso perceba que o franqueador não possui unidade própria da franquia, questione suas razões;
  3. Entre em contato com franqueados e ex-franqueados para entender as principais dificuldades;
  4. Consulte cuidadosamente o plano de negócios, de desenvolvimento e estratégias para cenários adversos.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade