273 franquias de alimentação para investir ainda em 2018

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 24 de janeiro de 2018  |  Atualizado em 17 de outubro de 2018

franquias de alimentação

“273 franquias de alimentação para investir?” Isso mesmo, caro leitor. Iremos, ao final deste artigo, apresentar quase 3 centenas de marcas para você que está em busca de uma franquia de alimentação. Mas, não sem antes trazer um panorama geral do setor, com números e dicas valiosas. Confira!

Começar o próprio negócio é o sonho de muita gente, não é mesmo? O capital para investir você já tem, mas muitas vezes falta conhecimento no ramo pretendido.

Antes de abrir as portas do seu negócio, você precisa saber algumas questões fundamentais para multiplicar o seu capital.

O primeiro ponto, a saber, é que investir em franquia pode ser a maneira mais acertada de realizar esse sonho, mesmo sem ter experiência anterior.

A expectativa do setor para 2018 é otimista. A explicação está na abertura de novos shoppings por todo o Brasil, além do aumento de lojas de rua, especialmente em cidades interioranas.

O mercado de food service, que é a alimentação fora de casa, registra crescimento acelerado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Mas, afinal, por que o segmento das franquias de alimentação é o que mais atrai interessados?

Uma pesquisa do Sebrae, que utilizou dados do Banco Central, Receita Federal e Fundo Monetário internacional (FMI), confirma que o segmento de alimentação será um dos mais lucrativos neste ano de 2018.

A tendência para os próximos anos é bastante otimista para quem pretende empreender neste setor, que se mostra cada vez mais diversificado e dinâmico, com o objetivo de surpreender e fidelizar os consumidores.

Apesar de números tão animadores, os empresários devem buscar sempre aperfeiçoar a qualidade dos produtos e atendimento.

Nesse cenário, as franquias de alimentação ganham destaque pois estabelecem um excelente padrão de qualidade em seus produtos que devem ser seguidos por toda a rede.

O empreendedor que abre uma unidade franqueada estará trabalhando com um produto de qualidade, reconhecido pelos consumidores e, além disso, terá todo o suporte da franqueadora, o que facilita e muito na gestão do negócio.

Principais fatores responsáveis pela expansão do setor de alimentação

De acordo com o Estudo Mercado de Alimentação Fora de Casa, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), alguns fatores são responsáveis pela expansão do segmento.

Dentre eles está a vida nas grandes cidades que torna difícil se alimentar em casa, o aumento das mulheres no mercado de trabalho, que dispõem de cada vez menos tempo para preparar as refeições, o aumento de renda do brasileiro e a maior oferta e diversificação dos serviços de alimentação.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o brasileiro compromete 25% da sua renda com a alimentação fora de casa. Um valor considerável no orçamento das famílias.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o setor de food service cresce a uma média anual de 14,2%.

Delivery: realidade e tendência

Nesse sentido, as franquias de alimentação ganham cada vez mais espaço e as marcas especializadas em delivery (entrega em domicílio) podem crescer ainda mais em 2018. Tudo isso por conta da comodidade, a fuga do trânsito e a segurança que esse serviço proporciona.

Franquias de alimentação registraram crescimento no Brasil mesmo com a crise econômica dos últimos anos

franquias de alimentação registraram crescimento no Brasil mesmo com a crise econômica dos últimos anos

O último triênio 2015, 2016 e 2017 não deixará boas lembranças para o mundo dos negócios. Ainda não conseguimos superar totalmente o trauma da recessão econômica, o que coloca o Brasil em uma situação de incerteza para enfrentar 2018.

Apesar de tudo isso, há setores que se mantêm fortes e não se abalam: um bom exemplo são as franquias de alimentação, que no Brasil registra expansão mesmo com resquícios de adversidade econômica.

Quem pretende investir ainda neste ano em um novo negócio, seja por um sonho de ser dono da própria empresa, para mudar de ramo ou ainda porque perdeu o emprego – mas tem uma boa reserva financeira –, sem dúvida, as franquias de alimentação se mostram como um caminho mais seguro a seguir.

Força das franquias de alimentação no Brasil comprovada por números

Em levantamento feito pela ABF que comparou o terceiro trimestre de 2017 com o mesmo período de 2016 apurou que o segmento de alimentação registrou crescimento de 6,1% no período, totalizando cerca de R$ 10,8 bilhões no 3º trimestre de 2017.

Segundo Alexandre Guerra, vice-presidente da ABF, a retomada, ainda que sutil, das taxas de emprego, contribui com o resultado, já que boa parte do retorno financeiro do setor de franquias de alimentação está ligado às despesas de trabalhadores durante o expediente. Isso se deve ao crescimento de outro outro importante setor que exerce grande influência sobre o setor de alimentação: Entretenimento e Lazer o que, segundo Guerra indica retomada no volume de pessoas indo aos shoppings e centros comerciais, locais onde há bastante demanda para alimentação.

Qual o segredo das franquias de alimentação?

Como o segmento consegue se manter firme e até crescer neste cenário economia desfavorável? Uma das razões para o crescimento contínuo do setor de alimentação é o ritmo de vida mais acelerado e a busca por maior conforto e praticidade no dia a dia.

Isso faz com as pessoas busquem, cada vez mais, pela alimentação fora do lar. Há também um crescimento da procura por alimentos saudáveis, o que faz com que as franquias que oferecem maior qualidade e variedade de produtos saudáveis, com melhor atendimento se destaquem no mercado.

São fatores que se casam muito bem com a nova rotina do brasileiro, que está sempre correndo contra o relógio e não consegue realizar as refeições em casa, mas nem por isso dispensa a qualidade na sua alimentação.

Alimentação saudável: a “menina dos olhos” do setor

Dentro do setor de alimentação, ganha destaque a alimentação saudável, um reflexo da preocupação dos consumidores com a saúde de modo geral. Comer fora de casa não significa mais trocar um prato balanceado pela chamada junk food. Ou seja, refeições com alto valor energético, ricas em sal e gordura.

A busca por uma alimentação cada vez mais saudável e balanceada faz com que o mercado de alimentação natural se destaque como uma ótima opção de investimento.

Franquias de alimentação e os cuidados a se tomar antes de investir

Bom, antes de assinar o contrato, verifique a sua situação financeira e avalie qual empresa poderia proporcionar o melhor resultado.

Depois, converse com franqueados que já estão na rede escolhida e confira o grau de satisfação de cada um deles em relação à franqueadora. Perceber se eles estão satisfeitos com o suporte prestado é fundamental.

273 franquias de alimentação para investir

Veja aqui 273 franquias de alimentação para investir. Trata-se de uma ferramenta exclusiva e gratuita que traz o maior cadastro online de marcas do Brasil. Utilize as 5 opções para pesquisar e selecione marcas de maior interesse para compará-las lado a lado!

Conclusão

O segmento das franquias de alimentação é, muitas vezes, a primeira opção que vem a mente das pessoas quando pensam em investir em uma franquia. Isso se deve às razões que abordamos neste artigo e também a inúmeras outras razões.

Mas, nenhuma delas deve se sobrepor a uma razão essencial: a identificação com o negócio. Para que o seu investimento seja bem-sucedido é fundamental que você tenha não só identificação com o negócio em si mas, principalmente, identificação com os produtos comercializados pela marca. É preciso que você acredite no potencial de consumo dos produtos e atue em todas as frentes visando crescimento e perenidade da sua unidade franqueada.

O que achou deste conteúdo? Deixe a sua opinião nos comentários.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade