Como escolher franquias de sucesso?

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 6 de agosto de 2015  |  Atualizado em 26 de março de 2018

franquias-de-sucessoSe você tem acompanhado o nosso blog e também as notícias sobre o mercado de franquias, já sabe que mesmo diante da crise elas são as melhores opções de investimento. Apesar disso, a infinidade de opções no mercado não simplifica o processo de escolha de franquias de sucesso.

Para garantir ainda mais certeza e segurança nesta decisão e escolher franquias de sucesso ideais para você, é preciso muito cuidado no estudo do mercado e na seleção do modelo de franquia, já que a cada dia surgem novos modelos.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), somente no ano passado surgiram mais 239 novas redes franqueadas, o que contribuiu com a marca de 9.242 novas unidades no Brasil.

Vantagens das franquias novas

As novas franquias, apesar de terem menos tempo no mercado, também podem ser negócios extremamente lucrativos. Entre as principais vantagens estão:

Novas e grandes oportunidade de mercado

Estes novos modelos de negócio podem apresentar grande diferencial de inovação e, por isto, também acabam sendo oportunidades muito especiais para investimentos, o que pode ajudar na obtenção de retorno de investimento mais rápido que em negócios tradicionais e algumas franquias mais antigas.

Investimentos menores e poder de negociação

Por estarem no processo inicial de franqueamento, a maioria das franquias recém-lançadas costumam pedir investimentos iniciais menores, para assim se tornarem ainda mais atrativas para novos investidores.

O possível risco, um pouco maior que em negócios mais experientes, também pode se tornar um diferencial que permita negociações quanto às despesas com marketing e lançamento da franquia.

Franquia aberta a sugestões

Modelos recém formatados e lançados podem estar mais propensos a indicações e mudanças do que negócios já consolidados. Esta flexibilidade, presente nesta fase inicial, pode permitir ao franqueado uma participação ainda maior em contribuições com ideias e sugestões.

Crescimento junto com a marca

Franquias já consolidadas tendem a possuir mais franqueados, o que significa uma penetração maior no mercado e pode limitar o crescimento de novos franqueados. Entrando neste processo inicial, é possível alcançar um crescimento maior, acompanhando o desenvolvimento da rede.

Vantagens de franquias antigas

As franquias mais antigas, com mais tempo e experiência de mercado, possuem um know-how ainda mais especializado e são opções ainda mais seguras para o investimento. Entre as principais vantagens delas estão:

Estudos de mercado mais consolidados

Por possuírem maior experiência, estas franquias contam com históricos ainda maiores de desempenho, o que permitirá a apresentação de relatórios mais completos e estudos de mercado mais consistentes.

Maior know-how

Quanto maior o tempo presente no mercado, maior também será o know-how da empresa, o que permitirá que o franqueador tenha conhecimento e habilidades suficientes para orientar novos franqueados em momentos de crise e dificuldade.

Riscos comprovadamente menores

Com mais experiência e conhecimento de mercado, as franquias mais experientes tendem a apresentar riscos de fracasso ainda menores, quando comparados a negócios independentes e mais recentes. Apesar disso, tome muito cuidado para não ignorar os pontos críticos que estão presentes em todos os negócios.

Maior suporte do franqueador e franqueados experientes

Além de contar com a experiência do franqueador, também fará parte de uma rede maior de negócios e poderá contar com a opinião, ajuda e experiência dos demais franqueados, o que pode aumentar sua segurança no investimento.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade