Game de franquias ensina empreendedores a serem franqueados

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 26 de outubro de 2015  |  Atualizado em 29 de março de 2018

game de franquiasA associação Brasileira de Franchising, em parceria com o SEBRAE, desenvolveu o Game de franquias, um joguinho que tem como principal objetivo capacitar empreendedores para se tornarem donos e gestores de suas próprias franquias.

Esta iniciativa faz parte do Projeto Franquias Brasil, que busca facilitar o ingresso de novos empreendedores, oferecendo maior segurança, para que eles atuem no setor de franquias, já conhecendo mais sobre temas importantes ligados à gestão do negócio.

O passo a passo do Game de franquias

O jogo, disponível gratuitamente no site da ABF, é formado por seis fases, relacionadas aos pontos principais de gestão que estão ligados ao preço, vendas e custos, gestão financeira, gestão de pessoal, atendimento aos clientes, marketing e merchandising e indicadores de desempenho.

O jogo começa apresentando ao empreendedor a decisão sobre os investimentos que fará. Ele precisará definir qual valor do investimento e quanto pretende faturar, além de optar por qual segmento operar. São oferecidas marcas fictícias e uma moeda virtual como referência.

Na etapa seguinte, o jogador irá se deparar com uma simulação do ambiente da loja, a qual ele será responsável pela gestão e deverá fazer escolhas para lidar com contextos adversos, para superar crises e dificuldades.

Para ajudar nas decisões, durante as fases são apresentadas dicas de como ele deve proceder e ao final de cada uma delas, é fornecido um resultado indicando a aptidão ou não para ser aprovado e prosseguir para as próximas etapas.

Os diferenciais de praticar com o jogo

Conforme declarado à imprensa, por Ângela Manzoni, diretora de educação da ABF, o game de franquias é uma “iniciativa de vanguarda da educação à distância”.

“Através do mundo virtual, a pessoa se prepara para ter uma franquia. Ela tem que cumprir as etapas do jogo, fazendo investimentos em marketing, redes sociais, treinando sua equipe e lidando com um funcionário que quer pedir demissão, por exemplo”, declarou Cristina.

Para a presidente da ABF, Cristina Franco, uma das maiores vantagens de poder contar com um treinamento neste formato, é que a formação se torna muito mais acessível e prática.

O objetivo é apresentar com mais simplicidade os pontos em que foram percebidas as grandes dificuldades dos empreendedores, especialmente os iniciantes, conforme apontada em uma pesquisa prévia, realizada pela ABF.

Para Juarez de Paula, gerente do SEBRAE, instituição que ajudou a ABF a mapear as principais necessidades e dificuldades dos empreendedores, apesar da franquia oferecer riscos menores que na abertura de negócios próprios, do zero, também é preciso se precaver com a ajuda de capacitações.

Em declaração à imprensa, Juarez de Paula, gerente da Unidade de Atendimento Setorial Comércio do Sebrae, afirmou que estes pontos de dificuldade abordados no game foram as grandes inspirações para o lançamento deste projeto.

“Fazer a gestão financeira das unidades, administrar o pessoal e ter um bom relacionamento com os clientes são as três principais dificuldades apontadas pelos empresários. A abertura de uma franquia envolve menos riscos que um negócio próprio. Mas, mesmo assim, os empresários precisam de apoio para fazer a correta gestão das empresas”, declarou Juarez.

Como acessar o jogo

O game foi distribuído nos sites da ABF e do SEBRAE e está disponível com versões para desktops e também em formatos responsivos, otimizados para tablets e smartphones. Para acessar o link direto para o game e começar a jogar, clique aqui.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade