Aprenda a combater a improdutividade na sua empresa

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Transformar Empresa em Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 26 de junho de 2015  |  Atualizado em 18 de janeiro de 2016

improdutividade

A improdutividade é um fantasma que assombra empresas de diferentes portes e de diversos setores, inclusive franquias. E como consequência pode trazer aumento nos custos, desperdício de recursos, perda de qualidade nas operações, redução nos lucros e até mesmo diminuição da capacidade produtiva.

Para manter sua franquia competitiva, a produtividade deve ser um dos principais fundamentos. A busca por melhorias no modelo operacional, fazendo mais com menores custos é um dos segredos do sucesso.

Razões para improdutividade nas empresas

Um levantamento realizado pela Proudfoot Consulting, que pesquisou junto a 12 países, apontou as principais causas da ineficiência produtiva. São elas:

  • Baixa qualificação profissional 27%
  • Comunicação interna falha 25%
  • Legislação e regulamentação excessiva 22%
  • Equipes desmotivadas 21%
  • Alta rotatividade de funcionários 20%

No Brasil, na liderança da geração de problemas está a comunicação interna ineficiente, com 47% dos votos dos entrevistados, quase o dobro da média global apurada na pesquisa.

No ranking nacional, o levantamento apontou os seguintes dados: Problemas de comunicação em primeiro lugar, seguido por funcionários desmotivados (24%), Legislação (22%), rotatividade de funcionários (18%) e baixa qualificação profissional (14%).

Os desafios a superar para vencer a improdutividade

Com tantas dificuldades para encarar, a forma mais objetiva para definir o grande desafio contra baixa produtividade é otimizar os processos. É preciso separar tempo para estudar e analisar os principais processos e seus impactos no desenvolvimento da sua franquia.

Comece analisando o andamento e a condução dos principais processos da sua franquia e classifique-os de acordo com a importância para o andamento do negócio. Se ainda assim tiver dúvidas, comece pelos processos com maior impacto na receita da sua franquia ou no atendimento ao cliente.

Com a ordem estabelecida, o passo seguinte envolve a padronização de todos estes processos. Embora esta definição seja familiar a todas as franquias, com o passar do tempo, boa parte dos processos correm o risco de perderem parte preciosa da sua essência e precisam de ajustes para se adaptarem novamente ao padrão apresentado pelo franqueador.

Dicas valiosas para melhorar sua produtividade

Mantenha a organização

Excesso de papel e documentos espalhados, além da desordem, fazem com que você perca tempo procurando as informações necessárias. Comece a organizar tudo muito bem agora, para prevenir problemas futuros.

Utilize recursos de produtividade em cloud

Há sistemas de armazenamento em nuvem que além de pouparem custos com impressão, são facilmente acessáveis por vários membros da equipe e otimizam processos. Você pode experimentar ferramentas como Dropbox, Evernote e Google Drive.

Estimule a comunicação entre a equipe

Crie espaços para uma comunicação mais eficiente, promovendo reuniões mais produtivas e objetivas, divulgando as pautas antes da realização e as decisões ao final. Prefira usar canais de comunicação comuns a todos, mas que não tenham excessos de textos.

Experimente implantar a técnica Pomodoro em sua franquia

É simples, crie ciclos de trabalho durante períodos ininterruptos. Experimente dividir o seu tempo de trabalho em períodos com 25 minutos de duração. Neste tempo, trabalhe sem parar em uma tarefa, sem realizar ações paralelas para não perder o foco.

Concluído o período, faça uma pausa de 5 minutos, para o café, ir ao banheiro ou beber água, por exemplo. Após esse tempo de descanso, volte aos 25 minutos de tarefa. Após terminados os 4 ciclos, faça uma pausa maior de 25 minutos. Aí sim, cheque e-mails, faça ligações e dê aquela olhadinha no celular.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade