Oportunidades no mercado de franquias em 2015 para fugir da crise

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 19 de junho de 2015  |  Atualizado em 19 de junho de 2015

mercado-de-franquias-em-2015

Mesmo com as previsões pessimistas para a economia brasileira neste ano devido à crise econômica, o mercado de franquias em 2015 segue otimista. Conforme indicações da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Só a abertura de novas unidades deve aumentar até 10% neste ano.

Este aumento no número de franqueados se dá graças a fatores como a segurança oferecida pelo setor, com a transferência de conhecimentos e o histórico de sucesso, que facilitam a entrada de novos empreendedores no mercado.

Além disto, o fato do Brasil ser um dos países mais empreendedores do mundo e o crescimento das microfranquias, opções de negócios com investimentos de até 80 mil, também tornam este horizonte mais atrativo, especialmente para novos investidores.

Desemprego também estimula mercado de franquias em 2015

Por mais surpreendente que possa parecer, o desemprego também é um dos fatores que pode estimular a abertura de novas franquias. Isto, porque com a limitação de vagas no mercado, em meio a um cenário em que grandes empresas estão cortando custos, muitos funcionários têm a possibilidade de transformar a demissão em um momento de investimento pessoal.

Ao invés de voltarem para a fila da busca de empregos, eles podem usar os valores da indenização e algumas economias para investirem na abertura de uma franquia, tornando a demissão numa alternativa para realizar o sonho da independência profissional e financeira.

As principais tendências de franquias em 2015

Muitas são as opções de negócios disponíveis para investimento, mas, de acordo com especialistas, há oportunidades que se destacam e podem ser o grande segredo do sucesso para quem pretende investir na abertura de uma franquia ainda este ano. Se você está à procura de um investimento e deseja saber quais são os setores mais promissores, as principais oportunidades para este ano são:

Alimentação Saudável

Com o aumento da preocupação com a saúde e o crescimento da demanda por produtos mais saudáveis, mesmo fora de casa, as franquias deste setor vêm recebendo destaque.

Especializadas em Delivery

Fatores como a busca pela comodidade, desejo de fuga do trânsito e maior preocupação com a segurança ao sair de casa estão estimulando a compra através de sistemas delivery. Com isto, este setor também se mostra como uma das tendências mais promissoras de franquias para 2015.

Microfranquias de serviço

Em 2014, as microfranquias contribuíram bastante para o desenvolvimento do setor. Além disto, a demanda por prestadores de serviços também não para de crescer.

Percebendo isto, muitas redes iniciaram um plano de expansão para microfranquias de serviço, pois baixos valores de investimento são ideais para novos empreendedores.

Beleza

A beleza é um dos setores que mais cresce em todo o Brasil e no setor de franquias também não fica para trás. Só em 2014, de acordo com a ABF, o faturamento cresceu 23,9% e em 2015 deve manter o mesmo ritmo.

Fitness

O Brasil é o segundo maior país em números de academias, com mais de 1,6 mil unidades, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. No entanto, ainda há muito espaço para o crescimento e as franquias vêm apostando nisso.

Serviços para idosos

Com o aumento da população idosa, esta é uma tendência de franquias especializadas promissoras, não somente para 2015, mas para as próximas décadas.

Produtos naturais

Dentro do mercado pela vida mais saudável que compreende alimentação fora de casa e serviços fitness, a venda de produtos naturais também se destaca como tendência do franchising para 2015.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade