Como se tornar um multifranqueado de sucesso

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 25 de maio de 2015  |  Atualizado em 29 de março de 2018

multifranqueadoPara empreendedores já adaptados e confiantes no sistema de franquia, que sonham em ampliar seus investimentos e consequentemente sua margem de lucro, tornar-se um multifranqueado é uma ótima oportunidade.

Ainda mais diante de dados positivos que comprovam ainda mais a solidez do setor, como o faturamento acima de R$ 127 bilhões em 2014, o crescimento de 9,8% do número de unidades franqueadas e as expectativas para 2015, que incluem o crescimento de 7% e aumento de 10% no faturamento.

Como identificar se você tem perfil para ser multifranqueado

Apesar das oportunidades, para ser dono de múltiplas franquias é preciso ter certeza sobre seu próprio perfil, pois nem todos os empreendedores, mesmo quando têm sucesso com um único negócio, estarão aptos para gerenciar mais de um negócio.

Antes de empreender no sistema de multifranquias, faça para si as seguintes perguntas:

Consigo me adaptar às mudanças com facilidade?

Seja muito sincero e identifique se você realmente está em uma fase da sua vida pessoal e profissional que permita se adaptar a um grande volume de mudanças, pois, além da abertura de uma nova franquia, será preciso flexibilidade para mudanças constantes no mercado.

Sou organizado?

Organização já é um item fundamental para quem possui uma franquia e se torna ainda mais valiosa para quem pretende expandir seus negócios. Com um volume ainda maior de dados para administrar, será preciso aprimorar seu formato de gestão. Você realmente está apto para esta etapa?

Realmente me identifico com o sistema de múltiplas franquias?

Um multifranqueado precisa ter características específicas de seu perfil como adaptabilidade para seguir padrões de empresas franqueadoras diferentes, capacidade para se adaptar às regras, convicção para defender suas crenças e versatilidade para acompanhar as mudanças e aproveitá-las para melhorar o seu negócio.

Conseguirei centralizar a gestão de todos os negócios?

Uma decisão fundamental para o sucesso é a centralização de importantes pontos de gestão, como Recursos humanos, Contabilidade e Finanças, por exemplo.

Como é muito difícil realizar esta tarefa sozinho, você precisa ter certeza se possui uma equipe confiável e apta para lhe ajudar nestas responsabilidades, antes de mergulhar de cabeça numa multifranquia.

Desafios das Multifranquias

Apesar dos dados promissores e do comprovado potencial do mercado, embora se tornar um multifranqueado não seja uma tarefa impossível, também não promete ser uma missão tão simples assim. Para realmente desfrutar do sucesso, será necessário superar alguns desafios como:

Organização dos negócios

Sem organização e controle, será impossível gerir mais de uma unidade franqueada. Por isto, será preciso manter uma organização operacional que facilite a gestão dos múltiplos negócios, pois a padronização de procedimentos será fundamental.

Monitoramento de múltiplos mercados

Como a abertura de multifranquias envolve negócios de segmentos distintos, para se manter competitivo e assertivo nas ofertas, será preciso estudar e conhecer informações sobre o mercado de cada uma de suas franquias. Por isto, crie o hábito e separe tempo para este estudo estratégico periódico.

Gestão de equipes multidisciplinares

Com o crescimento do número de lojas, também aumentará a quantidade de funcionários. Por isto, uma das grandes missões a enfrentar será a condução destas equipes. Fique atento a este fator extremamente importante e não o deixe de lado nunca.

Equilíbrio da rotina de trabalho e pessoal

Com ainda mais responsabilidades a cumprir, será preciso organizar uma rotina, conforme já falamos no desafio número um. Mas para que tudo realmente funcione e flua com sucesso, também será preciso não se deixar dominar pelas responsabilidades. Por isto, encontre momentos para relaxar e assim tenha um ponto de equilíbrio que manterá sua produtividade.

O que achou do artigo? Deixe a sua opinião e/ou dúvida no espaço destinado aos comentários abaixo, que responderemos com o maior prazer!

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade