Tudo o que você precisa saber sobre gestão de franquias

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 30 de junho de 2015  |  Atualizado em 29 de março de 2018

o-que-voce-precisa-saber-sobre-gestao-de-franquiasMuitas pessoas decidem abrir uma franquia para poder ser mais independente, ganhar mais dinheiro e ter mais qualidade de vida. Entretanto, é importante não esquecer que para que sua futura franquia seja bem sucedida, é fundamental que você se dedique muito. Ou seja, você não deve pensar em abrir uma franquia pensando em trabalhar menos. Antes de se decidir por este segmento de negócio, é fundamental que você saiba o que dizem as boas práticas sobre a gestão de franquias.

O empreendedor que optou por abrir uma franquia quer ver seu investimento dar resultado no menor tempo possível e, para isso, é necessário dedicação e foco. A pergunta é: “quantas horas por dia devo dedicar ao meu negócio para obter sucesso?” Difícil dizer, mas especialistas afirmam que não deve ser menos de 8 horas. Ou seja, você não deve pensar que vai trabalhar menos, mas que provavelmente trabalhará muito e receberá um retorno maior, pois o retorno nunca vem sem esforço. O espírito empreendedor envolve anseio, otimismo, percepção, entendimento, autoconfiança, criatividade e disposição para assumir riscos.

Um dos principais pontos da gestão de qualquer negócio, seja ele franquia ou não é manter o foco no cliente. Apesar de todos os desafios que envolvem a gestão de uma unidade franqueada, é fundamental ter sempre o cliente em mente, mantendo sempre a qualidade do serviço, de acordo com os padrões estabelecidos pela marca.

Na gestão de franquias, outro ponto fundamental para o sucesso é a gestão financeira, que nunca deve ser esquecida. Empresas em crescimento não costumam quebrar somente por falta de vendas. O comum é que o insucesso aconteça também má administração do caixa. Quando a empresa está em crescimento, ela consome caixa, em estoques e contas a pagar logo, é preciso que o empresário franqueado saiba como se adequar ao aumento desta possível demanda.

Para uma gestão bem sucedida, outro ponto importante é que o empreendedor identifique seus pontos fortes e em quais funções ele atua melhor e busque apoio de sócios ou especialistas para as demais funções.

Quem opta por uma franquia tem uma grande vantagem em relação ao negócio independente, que é contar com o know-how e apoio da empresa franqueadora. Afinal, também é de interesse dela que seu negócio prospere. Esse suporte e treinamento evita erros de iniciante, que são muito comuns em negócios independentes e que podem acabar levando ao “fechando das portas”.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade