As oportunidades do mercado de franquias durante a crise no Brasil

oportunidades-do-mercado-de-franquias

Infelizmente, o cenário de crise pelo qual o Brasil vem passando está deixando muitas pessoas sem esperança. Juros e inflação altos, moeda desvalorizada, desemprego. Apesar de tantas notícias ruins, ao contrário do que pensam muitos pessimistas, há esperanças para investir e ter sucesso, e o mercado de franquias é uma delas.

Acumulando resultados positivos e taxas de crescimentos ao longo dos trimestres, há muitas oportunidades disponíveis, especialmente para quem acabou ficando desempregado e busca novas alternativas para não ficar parado.

Uma das formas para aproveitar o bom desempenho do mercado de franquias é utilizando os recursos guardados ao longo da vida, como investimentos, usando o saldo do próprio FGTS, e aplicando os valores retirados após rescisão de emprego.

Por que o mercado de franquias vale à pena, mesmo na crise?

De acordo com opiniões e recomendações de especialistas, as franquias podem sim ser uma das melhores alternativas para investimentos neste momento de crise, especialmente porque estas empresas, antes de se tornarem redes de franquias, passaram por testes e obtiveram desempenhos positivos.

Como a instabilidade política e econômica deixa todos sob alerta, investir em negócios que permitam saber “onde você está pisando”, ou seja, que lhe forneçam informações claras sobre a real situação do mercado e ajude a aproveitar as melhores oportunidades do mercado, é, sem dúvidas, a melhor opção.

As principais vantagens do mercado de franquias

Algumas das principais vantagens de se investir em franquias estão relacionadas a fatores como apoio do franqueador, o histórico de sucesso e bom desempenho do negócio e a baixa taxa de falência – apenas 5% – em comparação com as empresas abertas completamente do zero, de forma independente.

A variedade de opções de negócios, atendendo a ramos, segmentos e necessidades diferentes, também facilitam a decisão de novos investidores, ainda mais quando junto à aquisição da franquia há também a entrega de treinamentos especializados, que dão um suporte ainda mais especial para novos empreendedores.

Como aproveitar oportunidades sem cair em ciladas

Apesar da maior estabilidade oferecida pelo sistema de franquias, é preciso saber que não há garantias de sucesso absoluto. É preciso ter planejamento, estudo, preparação e cuidados especiais com a gestão, para minimizar ao máximo as possibilidades de fracasso.

Algumas das formas de se sentir ainda mais seguro antes de concretizar o investimento em franquias são:

  • Pesquisar mais a fundo sobre o segmento de mercado no qual se pretende investir;
  • Acompanhar atualizações constantes sobre o mercado em canais especializados, como o Mais Franquia.com;
  • Realizar cursos especializados com foco em empreendedorismo e gestão como os oferecidos pelo SEBRAE;
  • Buscar informações claras e específicas junto ao franqueador;
  • Consultar franqueados e ex-franqueados da marca preferida para investimento.

Por fim, a dica mais importante é buscar sempre um modelo de franquia que possua um negócio não apenas rentável, mas com o qual você possua afinidade, grande curiosidade ou interesse, pois será justamente o seu envolvimento com o negócio o responsável pelo bom desempenho após a abertura da franquia.

Afinal, um empreendedor persistente, dedicado e envolvido, tem muito mais chances de conquistar bons resultados do que um empreendedor que optou por investir em uma franquia altamente rentável, mas com a qual não se identifica ou não possui paixão suficiente para conduzir bem sua operação.

Fique Atualizado!

Insira abaixo o seu e-mail e receba, gratuitamente, as atualizações do blog!