Uma pessoa com perfil altamente empreendedor pode ser um franqueado?

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 28 de maio de 2014  |  Atualizado em 24 de abril de 2018

perfil-altamente-empreendedorPessoas com perfil altamente empreendedor possuem talentos importantes para iniciar e promover o sucesso de um negócio. Algumas qualidades dos grandes empreendedores são disponibilidade de correr riscos, criatividade, iniciativa, independência, capacidade de planejamento, entre outras.

E quando se fala trata de franquias, quem tem um perfil mais empreendedor pode, em um primeiro momento, rejeitar a ideia de investir em uma unidade franqueada. Isso porque, empresários franqueados devem trabalhar em conjunto com a rede franqueadora – o que pode fazer com que este empreendedor descarte a ideia de investir neste tipo de negócio.

No entanto, uma pessoa de perfil altamente empreendedor pode perfeitamente ser um franqueado de sucesso. Muitas das características de um proprietário de uma franquia se assemelham às qualidades de empresários de negócios independentes, ou seja, não franqueados.

Perfil Franqueado X Perfil Empreendedor

Entre as características comuns a um empreendedor franqueado e um empreendedor de negócio independente estão:

Liderança: apesar de atuar de acordo com algumas regras do franqueador, o franqueado terá de lidar com pessoas que ficarão sob o seu comando – característica também comum nos empreendedores de sucesso.

Capacidade de administração: assim como um empresário independente, o franqueado também deve ser um bom gestor para administrar sua unidade.

Comprometimento: ter uma franquia não dispensa comprometer-se com resultados. O franqueado deve gerenciar 100% do seu negócio, mesmo que a rede franqueadora dê apoio.

Além dessas qualidades, um franqueado deve ter:

Identificação com o negócio: ter uma franquia significa se identificar com o ramo de atuação e com os valores, a missão, a políticas e as normas da rede franqueadora.

Capacidade de seguir normas: Antes de optar por uma franquia, pessoas com perfil altamente empreendedor devem ter ciência de que inovar é possível, porém, a inovação só poderá ocorrer nos casos onde a franqueadora ainda não tenha uma “solução” pronta. Neste caso, o franqueado pode propor sua ideia que, se aprovada, pode se estender à toda a rede. É preciso seguir as normas da rede e qualquer modificação não permitida previamente em contrato, deve ser submetida a aprovação da franqueadora.

Franquias Flexíveis

Ter um perfil altamente empreendedor, como foi visto, não exclui a decisão de tornar-se franqueado de alguma rede – pelo contrário, é essencial que o franqueado seja também um bom empresário. Porém, algumas redes têm investido em modelos inovadores de franquia, para atingir esse perfil de empresário e para acompanhar o crescimento do franchisingque de acordo com a ABF cresceu mais de 10% em 2013.

São as chamadas Franquias Flexíveis, que oferecem aos franqueados mais autonomia em suas unidades. De acordo com especialistas, esse modelo de franquia é uma forte tendência para o mercado do franchising brasileiro para os próximos anos.

Exemplos de redes flexíveis são as franquias de escolas de idiomas. Essas franquias vêm oferecendo aos franqueados a possibilidade de atuação em com diversos segmentos dentro de uma mesma unidade de negócios, fazendo com que a receita se diversifique.

Outros exemplos são as redes de franquias de tabacarias. A partir da Lei Anti-Fumo – que proíbe o consumo de tabaco e similares em locais fechados – essas marcas passaram a permitir que seus franqueados vendessem outros produtos nas lojas e quiosques, como revistas e presentes em geral.

Pensando também em pessoas com perfil altamente empreendedor, outras redes permitem que seus franqueados façam a venda produtos e serviços não apenas para consumidores finais, mas para revendedores. Com isso, as unidades franqueadas diversificam o negócio e contam com mais de uma fonte de renda – o que possibilita crescer de forma mais independente.

Ainda há as redes que dão a opção das lojas franqueadas comercializar produtos ou serviços de outras marcas, dentro da unidade franqueada. Desde que os artigos sejam aprovados pela rede franqueadora, há redes que permitem que até 50% do estoque seja composto por mercadorias não fabricadas ou distribuídas pela empresa.

Agências de viagem também podem ser interessantes para pessoas com perfil altamente empreendedor. Muitas dessas redes possibilitam que os franqueados criem pacotes de viagens de acordo com o perfil de seus clientes.

Franquias para trabalhar em casa

Outra forma de ter sucesso como franqueado, mesmo sendo uma pessoa com perfil altamente empreendedor, é optar por franquias cujas atividades podem ser realizadas dentro de casa. Esse tipo negócio, também chamados de franquias Home Office, permite que o franqueado escolha o horário e local onde vai trabalhar – desde que aprovado pela rede franqueadora.

Dependendo do tipo de negócio, o franqueado pode ter mais de uma franquia ou mesmo conciliar com outro trabalho.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade