Ponto comercial: tudo que você precisa saber para escolher a melhor opção

Carlos Ruben PintoPor Carlos Ruben Pinto   |Comprar Franquia
Diretor Executivo na MDS Franchising

Publicado em 2 de outubro de 2012  |  Atualizado em 12 de janeiro de 2018

ponto comercial

Escolher o ponto comercial ideal para a instalação de sua franquia não é uma tarefa fácil. É comum vermos candidatos a franqueado com o dinheiro em mãos e que atendam a todos os requisitos da franqueadora, mas que na hora de encontrar o ponto ideal encontram uma série de dificuldades.

A escolha do ponto comercial ideal é tão importante que pode determinar o sucesso ou fracasso de um novo empreendimento. A definição da franquia que se quer comprar pode ocorrer em paralelo com a escolha do ponto comercial em que será instalada.

Se o candidato já possui o ponto, a opção deve ser pelo tipo de negócio mais adequado ao mercado e região em que está inserido, sem se esquecer do seu perfil para o segmento. Além de contar com sua intuição e sensibilidade, o candidato a franqueado deve se utilizar de técnicas de pesquisa de mercado. Este estudo técnico, elaborado com critério, irá determinar o potencial econômico e de crescimento do local, o perfil do público consumidor e outros itens igualmente importantes. Para uma melhor análise pode se contar com o trabalho de especialistas.

Continue lendo esse artigo para desafiar e vencer os fatores que te impedem de encontrar o ponto comercial ideal para a instalação de sua franquia. Você irá aprender sobre:

  • Como encontrar um ponto estratégico dentro do território de atuação pretendido;
  • A questão da acessibilidade do ponto e como a falta dela pode vir a se tornar uma grande vilã;
  • Os números comprovam: o fluxo de pessoas que passam em frente ao ponto comercial tem influência direta nas vendas (saiba porquê);
  • Como o fator concorrência pode minar a atuação de sua unidade franqueada;
  • Aspectos legais envolvidos.

A análise do ponto comercial deve obedecer critérios de localização, forma (ou formato) e o tempo de acesso do franqueado aos produtos, seu armazenamento e vendas (tempo de acesso do cliente), que dada a competitividade, é a mais importante questão a ser abordada, pois trata da sobrevivência da franquia.

A localização correta de uma unidade franqueada é da maior importância para o sucesso de um empreendimento. Dada as características do negócio, o franqueador é quem tem as condições técnicas ideais para avaliar as vantagens e desvantagens de uma localização. Contudo, cabe ao candidato à franquia proceder a um levantamento inicial dos pontos comerciais, e submetê-los a avaliação do franqueador.

No processo de identificação preliminar do ponto comercial, o candidato à franquia deve ter em mente que a base do sucesso de seu empreendimento está ligada a três fatores: o 1º o ponto; o 2º o ponto; e o 3º o ponto.

Ao pesquisar o melhor ponto para instalação de sua franquia, o candidato deve verificar: a capacidade de consumo do mercado na região escolhida; Quais são as lojas próximas que podem lhe fazer concorrência? O franqueador oferece ponto? Aluga? Qual o valor do aluguel? Há possibilidades de compra do ponto? Quais são as taxas envolvidas na locação? Qual o tamanho, lay-out, e posicionamento junto à calçada? Qual a infra-estrutura de serviços de energia elétrica, telefone, água e condições de higiene? Tem facilidade de acesso, estacionamento, conforto e segurança? Qual é o volume do tráfego e circulação do público alvo? Atende às exigências da legislação quanto ao zoneamento? Qual a proximidade com o mercado consumidor? Qual a visibilidade do ponto?

Ao franqueador, dentro de seu segmento de negócio, cabe identificar as variáveis de mercado, que alterações no ambiente provocará a instalação da franquia na localidade escolhida pelo franqueado. Estas variáveis ambientais são externas ao negócio em si, porém precisam ser cuidadosamente analisadas e acompanhadas.

Confira abaixo 5 importantes dicas de como escolher o melhor ponto comercial para sua franquia:

5 coisas que você precisa saber antes de escolher o ponto comercial para a instalação de sua franquia

1. O ponto comercial está estrategicamente localizado dentro do território de atuação pretendido?

É dentro do território de atuação que é preciso acertar o ponto comercial. O valor do ponto está diretamente associado ao potencial do território, e não apenas restrito à sua localização.

A questão territorial da unidade franqueada é um item, geralmente, definido em contrato, onde a franqueadora estipula a área de atuação da franquia e, é então concedido ao franqueado o direito de explorar a marca dentro de um determinado raio e, nenhuma outra franquia da marca poderá ser concedida dentro desta área delimitada.

2. A questão da acessibilidade

A acessibilidade do ponto comercial é uma questão que poucos empreendedores se preocupam mas que deve ser tratada com muito carinho. Afinal de que adianta, por exemplo, uma franquia varejista focada nas classes C e D ter belo ponto comercial, se o mesmo não tiver fácil acesso ao transporte público. Ou então, uma rede de materiais de construção que não tenha estacionamento no local ou próximo. Afetaria em muito as vendas, não é mesmo? Isso sem falar na correta acessibilidade aos deficientes físicos, item de fundamental importância a todos os tipos de estabelecimentos comerciais.

Portanto, caso o ponto comercial que você tenha em vista não possua acessibilidade a deficientes físicos, verifique se é possível uma reforma para a implantação.

3. O Fluxo de pessoas passantes

Outro fator importantíssimo, principalmente em se tratando de franquias de alimentação e/ou franquias de baixo ticket médio, é a análise do fluxo de pessoas passantes em frente ao ponto comercial pretendido. Em suma, será este o fator que irá determinar se sua unidade franqueada terá ou não sucesso nas vendas.

Atualmente, alguns softwares de inteligência de mercado já possibilitam esta análise. Portanto, verifique junto ao franqueador se a empresa possui a licença de acesso a este tipo de software. Se possuir, solicite a ele que utilize o software para a análise do fluxo de pessoas no ponto comercial pretendido por você. Caso a franqueadora não possua este acesso, uma boa alternativa ao candidato a franqueado é fazer visitas ao ponto em dias e horários diferentes, assim será possível analisar o fluxo de pessoas e as características de consumo da região.

4. O fator concorrência

A escolha da localização deve também observar criteriosamente o fator concorrência. É importante que o candidato a franqueado faça um levantamento de quais concorrentes estão instalados na região e como estão operando. Ter um concorrente atuando na região pretendida é uma “faca de dois gumes”, pois ao mesmo tempo que pode ser interessante, uma vez que pode gerar um bom fluxo de pessoas para a região o que pode também beneficiar o seu negócio. Por outro lado, pode também representar uma ameaça se este concorrente em questão tiver um preço competitivo e/ou oferecer mais opções de produtos ou serviços para o cliente do que a franquia que você pretende instalar.

5. Os aspectos legais envolvidos

Para a completa avaliação da localização pretendida, é preciso ainda avaliar os aspectos legais envolvidos, como por exemplo a questão da lei de zoneamento – em algumas cidades há restrições sobre a localização de alguns tipos de comércio – , dos impactos ambientais, sanitários e outros.

Aos candidatos  a franqueados recomendo ainda: vá até a área de vendas onde pretende instalar sua unidade, pare, observe, pense e pesquise. Faça isto quantas vezes for necessário, em dias diferentes da semana.

Conclusão

O mercado, ou a concorrência, em alguns casos, reage à instalação da franquia com uma postura de guerra ao franqueador, esquecendo-se de que quem está à frente do estabelecimento, normalmente é um franqueado com forças muito menores que a do franqueador, e que certamente, não representa tão grande ameaça como se pressupõe.

Contudo, esta reação pode vir a eliminar ou expulsar a franquia daquela localidade. Ou seja, seu fechamento puro e simples, com prejuízos ao franqueado, que, muitas vezes não traz experiência comercial suficiente para fazer frente à reação da concorrência.

Daí a importância da experiência do franqueador, que deve dar a palavra final na decisão do melhor ponto comercial, analisando com critério os pontos escolhidos por seu candidato, que muitas vezes conhece melhor a região.

Vale ainda ressaltar que a escolha de uma franquia de sucesso, o ponto comercial correto, o conhecimento e preparo adequado não serão suficientes se o candidato não tiver uma boa dose de ambição, de forma positiva e equilibrada, pois é ela que traz a disposição para correr riscos, a vontade de crescer, conquistar e desfrutar os melhores resultados.

Tem alguma experiência, positiva ou negativa, diretamente ligada a escolha do ponto comercial? Conte pra gente, deixe o seu comentário!

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade