Descubra os segredos de franquias que todo futuro franqueado precisa saber

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 25 de setembro de 2015  |  Atualizado em 23 de março de 2018

segredos de franquiasSe você sabe pouco sobre franquias, mas está ficando mais interessado sobre este mercado e começou a considerar a abertura de um negócio neste modelo, saiba que há segredos de franquias que nem todo franqueador e especialista do setor contam para os iniciantes.

Para ajudar sua escolha, separamos pelo menos 5 segredos que também são dicas primordiais para quem está em busca do sucesso, optando pela abertura de uma franquia. São eles:

1. Ter somente o dinheiro para investir não basta

Apesar do valor do capital inicial ser considerado um pré-requisito fundamental para a abertura de uma franquia, é importante saber que apenas juntar o recurso financeiro não é o suficiente para se tornar um franqueado de sucesso.

Além dos habituais valores necessários para o investimento em uma franquia, como valor de montagem, taxa de franquia, estoque inicial e capital de giro, futuros franqueados podem, muitas vezes, precisar de uma dose de paciência. Os primeiros meses de operação de unidades franqueadas geralmente requerem pequenos ajustes operacionais, muitas vezes em decorrência da própria falta de experiência do franqueado e de seus colaboradores. Portanto, é preciso que o franqueado tenha paciência para encarar este período da melhor forma, seguindo à risca os procedimentos e dicas passados pela franqueadora na fase de treinamento inicial.

2. Colocar a mão na massa é fundamental

Além da paciência no período inicial, outro segredo de franquia importante a ser considerado para conquistar sucesso está relacionado à condução do trabalho na operação da franquia.

Mesmo que o empreendedor escolha um segmento promissor, com bom histórico de desenvolvimento e possua estes recursos iniciais e extras necessários, ainda assim será preciso se identificar com o modelo de negócio e o mercado no qual está entrando.

Saiba que não adiantará apenas aplicar os recursos e abrir a franquia. A participação no dia a dia do negócio, trabalhando, motivando e acompanhando sua equipe, é fundamental para que tudo dê certo.

3. É preciso saber se adaptar às regras

As franquias fazem parte de uma rede, mas são empresas independentes da franqueadora. Apesar desta independência jurídica, ao contrário do que ocorre em empresas criadas a partir do zero, é preciso obedecer às regras e aos padrões estabelecidos pela franqueadora.

Logo, o novo empresário precisa estar disposto a se adaptar a estas diretrizes para não acabar se frustrando por não poder gerir do seu jeito. Caso não possua esta disciplina, disponibilidade ou durante o processo de pesquisa note que não se identifica com o modelo de gestão da rede, mude de opção de franquia, antes de assinar o contrato.

4. Analise o território de sua futura franquia

Com os recursos, disposto a trabalhar e alinhado aos propósitos da rede, você estará mais próximo da realização do sonho de abertura de sua franquia. Mas, antes, é preciso estar atento a mais este segredo: a busca do território da franquia.

É preciso verificar bem o território onde a sua franquia atuará, para planejar adequadamente seus próximos passos. Avalie antes a concorrência entre franquias da própria marca e de seus concorrentes na região. Também use este estudo para entender o comportamento do seu público-alvo, evitando possíveis surpresas.

5. Não escolha o ponto comercial pelo preço

Por fim, o último dos segredos de franquias que você não pode deixar de saber está relacionado à escolha do ponto comercial. Esta decisão é uma das mais importantes e não pode, em hipótese alguma, considerar apenas o custo financeiro.

Escolher o ponto pelo aluguel ser mais barato, acreditando estar fazendo uma economia importante poderá levar sua franquia à falência. O ponto comercial precisa ser selecionado considerando fatores estratégicos.

Saiba que optar por um ponto mais caro em um shopping center, por exemplo, apesar de envolver maiores custos, possui garantias de demanda maiores, o que pode ajudar no desenvolvimento da sua franquia.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade