Como e por que utilizar o Franchising Discovery Day no processo de seleção de franqueados

Gabriel Belo LisboaPor Gabriel Belo Lisboa   |Vender Franquia
Administrador de Empresas

Publicado em 24 de junho de 2014  |  Atualizado em 2 de março de 2018

selecao-de-franqueadosVocê já ouviu falar em Franchising Discovery Day? Prática comum no universo das franquias, o Franchising Discovery Day, ou Dia do Descobrimento, consiste em um evento cuja principal finalidade é criar uma oportunidade para que franqueadores e candidatos a franqueado se conheçam pessoalmente.

Quando realizada de maneira adequada, essa ferramenta do processo de seleção de franqueados pode diminuir consideravelmente o tempo de negociação que precede o fechamento do negócio, além de aumentar as chances de sucesso, uma vez que o franqueador poderá eliminar os candidatos que julgar não ter o perfil adequado para a franquia, e dar prosseguimento às negociações somente com aqueles candidatos que tenham o perfil considerado ideal.

O Franchising Discovery Day pode ocorrer no início ou no fim do processo de seleção de franqueados, a critério do franqueador. Contudo, é recomendado que ele ocorra o mais cedo possível – assim, os candidatos que não passarem no crivo inicial do franqueador já são eliminados no início do processo, evitando desperdício de tempo e recursos. O formato do evento também pode variar de acordo com a estratégia do franqueador: o Discovery Day pode ser destinado a grupos de mais de 20 candidatos, ou a um candidato por vez.

Aos olhos do franqueador, a presença do candidato a franqueado no Discovery Day é um indício da seriedade de seu interesse em se tornar parte da rede – afinal, como os eventos costumam ocorrer na sede da franqueadora, pode ser que requeiram longas viagens se o candidato residir em outro estado ou região do país.

Ao receber os candidatos a franqueado em sua sede, o franqueador deve ser o mais receptivo possível para fazer com que eles se sintam acolhidos. Confeccionar um crachá com o nome do candidato e o logotipo da empresa é uma excelente dica que fará, inclusive, com que o candidato já se sinta parte da rede. Demonstrar características que comprovem a credibilidade, organização e transparência da empresa, bem como o sentimento de união entre franqueador, colaboradores e atuais franqueados também é fundamental; caso contrário o Discovery Day poderá ter o efeito inverso, e desencorajar o ingresso dos candidatos a franqueado na rede.

Aos franqueadores, aqui vai mais uma importante dica: da mesma forma que você arrumaria a casa com asseio para receber uma visita importante, os Discovery Days devem ser projetados e executados para impressionar; afinal, esta é a sua única chance de passar uma boa primeira impressão. Portanto, faça do Discovery Day da sua empresa um evento onde os candidatos a franqueado possam também visitar unidades franqueadas em funcionamento e conversar com atuais franqueados. Seguindo estas dicas você estará auxiliando seus candidatos a chegar a uma tomada de decisão positiva, baseada em informações sólidas e imparciais.

Por fim, é importante lembrar que nem os anfitriões (franqueadores) e nem os convidados (candidatos a franqueado) devem cair na armadilha de fechar o negócio durante o Discovery Day. Qualquer franqueador sério irá se reunir com seu time e comentar as impressões sobre cada candidato antes de tomar uma decisão. Da mesma forma, é aconselhável que o candidato a franqueado analise as informações obtidas ao longo do Discovery Day antes de definir se quer ou não fazer parte daquela rede. De fato, concretizar a parceria no ato é tentador, afinal ambas as partes estão ali com o propósito de “vender seu peixe”, e pode ser que ocorra uma empatia imediata. Ainda assim, vale lembrar que o Discovery Day é apenas uma oportunidade de um primeiro contato, e deve ser encarado como tal.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade