Como a Associação Brasileira de Franchising (ABF) pode ajudar o futuro franqueado

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 25 de fevereiro de 2015  |  Atualizado em 3 de abril de 2018

associacao-brasileira-de-franchisingHá diversas entidades no Brasil que podem ajudá-lo a ser dono do próprio negócio. No segmento de franquias, a principal é a Associação Brasileira de Franchising. A ABF é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1987, que conta, hoje, com mais de mil associados. Entre eles, estão franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços. Neste artigo, explicaremos como ela pode ajudá-lo a empreender.

Em primeiro lugar, a ABF atua como um agente balizador no mercado de franquias. Para tornar-se associado da entidade, a empresa tem que fornecer documentos que comprovem que ela pratica o franchising de acordo com a legislação. Então, adquirir uma franquia não associada à entidade é correr o risco de fazer um mau negócio. Para conferir se a empresa na qual você tem interesse atende esta condição, basta acessar o site oficial da ABF e fazer uma busca a partir da coluna “Encontre sua franquia”.

MBA e outros cursos

A Associação Brasileira de Franchising também promove uma série de eventos e cursos. Entre eles, está um MBA em Gestão de Franquias, organizado em parceria com o Programa de Administração de Varejo (Provar/FIA), em São Paulo. Já na oitava turma, o curso está previsto para começar em maio.

A entidade promove vários outros cursos em diversas cidades do país, indo do básico (“Entendendo o Franchising”) até módulos de capacitação e certificação de diversos níveis. Há também temas mais específicos, como “Locações Comerciais” e “Mediação de Conflitos”. Há ainda pelo menos 17 eventos programados para este ano, incluindo o envio de uma delegação a um importante evento do setor de “Food Service” que ocorre em maio, em Chicago, nos Estados Unidos. A ABF é membro-fundador do World Franchise Council (WFC) e participa de outras associações internacionais. A programação completa de cursos e eventos você encontra aqui.

Outros benefícios

A atuação da Associação Brasileira de Franchising não para por aí. A entidade oferece um atendimento personalizado, previamente agendado, para quem deseja esclarecer dúvidas sobre o sistema. Vale tanto para interessados em abrir uma franquia, como para aqueles que desejam se tornar franqueador, com distribuição de material específico e preços que variam entre R$ 600 e R$ 1,5 mil. A ABF tem se esforçado ainda em qualificar a mediação e a arbitragem como alternativa ao Poder Judiciário na solução de conflitos. Há, inclusive, um curso de capacitação em fase de formatação.

O site da associação dispõe de uma série de relatórios demonstrando o desempenho e a evolução do setor nos últimos anos, além de informações por região. Há uma revista oficial publicada há cada dois meses (Franquia & Negócios) e diversos guias e livros disponíveis para compra, também do nível básico ao avançado. Os associados têm acesso ainda a uma biblioteca na sede da ABF, que fica na Avenida das Nações Unidas, em São Paulo. Há uma seccional no Rio de Janeiro e unidades regionais em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, além do interior do Estado de São Paulo.

Game de Franquias

Desenvolvido em parceria com o SEBRAE o Game de Franquias é um joguinho que tem como principal objetivo capacitar empreendedores para se tornarem donos e gestores de suas próprias franquias.

O jogo, disponível gratuitamente aqui, é formado por seis fases, relacionadas aos pontos principais de gestão que estão ligados ao preço, vendas e custos, gestão financeira, gestão de pessoal, atendimento aos clientes, marketing e merchandising e indicadores de desempenho.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade