Capacidade de investimento em franquias: aplique o seu dinheiro com critério ou contente-se com o insucesso

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 19 de junho de 2018  |  Atualizado em 18 de junho de 2018

capacidade de investimento

Capacidade de investimento: conheça importantes dicas de como aplicar o seu dinheiro com critério, respeitando eventuais limitações.

Abrir uma franquia é o sonho de consumo muitas pessoas que têm o empreendedorismo pulsando nas veias.

A possibilidade de caminhar com suas próprias pernas e de maximizar os ganhos num negócio bem estruturado é algo que fascina e que tem crescido muito no mercado nacional nos últimos anos.

Mas, existem vários fatores que você deve levar em consideração antes de dar o pontapé inicial na realização do seu sonho. Um deles é a sua capacidade de investimento.

É importantíssimo analisar uma série de fatores para que o fracasso passe bem longe de você e suas chances de obter uma excelente franquia sejam excelentes.

Capacidade de investimento: dicas de como aplicar o seu dinheiro com critério

Há muitas opções no mercado que se encaixam perfeitamente no seu bolso. Por isso, tome nota de cada dica que separamos para você:

Evite dar o primeiro passo na aquisição de uma franquia sem que tenha o capital suficiente

Você deve ter muito cuidado com relação à sua capacidade de investimento, pois só deve começar uma franquia quando tiver o capital suficiente para iniciar e manter o seu negócio até que ele engrene e comece a dar lucro.

Fique atento às informações prestadas pelo franqueador

Quando estiver analisando a sua capacidade de investir, não deixe de lado informações como qual é o investimento inicial informado pelo seu franqueador e qual o tempo esperado para que a franquia atinja um ponto de estabilidade econômica.

Não se esqueça do capital de giro!

Você deve considerar o seu capital de giro. É através dele que você terá condições de cumprir com todas as suas obrigações para com seus fornecedores e também com seus clientes.

O capital de giro também é importante para garantir uma reserva nessa fase inicial de investimento.

Considere a rentabilidade da franquia

A rentabilidade também é um fator importante que você deve levar em consideração.

Será que a franquia pretendida oferece uma boa rentabilidade, ou seja, “terei condições de aferir um bom lucro nas vendas”? Não deixe de fazer essa pergunta quando você estiver definindo qual franquia receberá o seu investimento.

Avalie o suporte oferecido pela franquia

Você precisa de um franqueador experiente capaz de oferecer um suporte que proporcione a assistência que você precisa para operar o seu negócio, especialmente na fase inicial.

A experiência do franqueador é fundamental e pode ser um bom parâmetro analisar o tempo de mercado e o sucesso dessa franquia com outros franqueados. Isso te dará a opção de fazer comparações com outras franquias do mesmo segmento em que você escolheu para investir.

Analise também o aspecto legal da rede

Não deixe a parte Legal de lado. Analise criteriosamente e procure se informar sobre a regularidade fiscal e tributária da empresa, através da investigação da certidão negativa federal, estadual e municipal da sede onde se encontra a franqueadora.

Converse com os atuais franqueados da rede

Procure ouvir a experiência dos outros franqueados. Na Circular de Oferta de Franquia você vai encontrar a lista completa de todos os franqueados e também de todos os ex-franqueados que se desligaram da rede nos últimos doze meses.

Eles são a melhor fonte de informação para o seu futuro, pois dirão na prática se as possibilidades oferecidas são viáveis e lucrativas.

Com relação aos ex-franqueados, é importante também verificar o motivo que os levou a abandonar a franquia.

Conclusão

A decisão de investir em franquia não é uma decisão fácil. Em muitos dos casos, trata-se de um projeto de vida, que exige uma grande capacidade de investimento, que muitas vezes representa economias juntadas ao longo de uma vida inteira.

Portanto, ao tomar a sua decisão por qual marca investir avalie criteriosamente os aspectos aqui mencionados. Eles serão fundamentais para o seu sucesso enquanto empreendedor e para a perenidade da sua franquia.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade