Como começar uma franquia com segurança em 7 passos

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 3 de março de 2015  |  Atualizado em 4 de junho de 2018

comecar uma franquiaO sonho do sucesso com a independência profissional impulsiona muitos brasileiros que muitas vezes deixam seus empregos e investem todos seus recursos na abertura de um novo negócio. Uma das opções preferidas para minimizar ainda mais os riscos deste importante investimento é a abertura de uma franquia.

Embora realmente começar uma franquia reduza as chances de falha, em comparação à abertura de um negócio completamente novo, é importante saber que não há como ter 100% de garantia de que não haverá falhas.

Até mesmo para franquear é preciso ter alguns cuidados especiais. Se este é o seu sonho, não deixe de fazer algumas análises e verificações prévias. Para lhe ajudar a iniciar seu negócio com segurança, confira os 7 passos que separamos:

Passo 1: Escolher uma franquia com a qual você realmente se identifica

Antes de iniciar todo o processo, é fundamental ir limitando o campo de pesquisa para decidir pela franquia correta. Comece pensando com quais segmentos gostaria de trabalhar e com qual modelo de negócio se identifica mais.

Evite escolher modelos de negócios somente porque estão em alta. A solução mais popular pode não ser a melhor para você. Pense na escolha da franquia como um casamento. Para dar certo, é preciso estar apaixonado pela ideia.

Passo 2: Pesquisar o mercado

Após decidir pelo modelo de negócio mais adequado, não fique cego pela paixão. Busque o máximo de informações possíveis sobre o mercado no qual pretende entrar.

Mesmo a franquia possuindo um modelo de plano de negócios, não deixe de checar as informações sobre a demanda e potencial de crescimento do mercado, além do alcance e reconhecimento da marca junto aos clientes.

Passo 3: Realize análise burocrática

Há uma série de pontos burocráticos que não podem ser pulados antes de começar uma franquia. O primeiro ponto é conhecer mais sobre as legislações relacionadas ao setor. A primeira lei que você deve estudar é a Lei Franquia Empresarial, pois ela trata de todas as obrigações e direitos de franqueados e franqueadores.

Além desta lei, haverá também outras específicas, relacionadas ao setor escolhido por você, além das diretrizes municipais a serem seguidas e também a COF (Circular de Oferta da Franquia), um documento importantíssimo que deve ser analisado calmamente e de preferência contando com a ajuda de um advogado para esclarecer qualquer dúvida obscura.

Passo 4: Pesquisar sobre suporte do franqueador

Ter certeza sobre o tratamento e as garantias oferecidas pelo franqueador é fundamental. Antes de assinar contrato, não deixe de checar todos os canais de atendimento oferecidos e, principalmente, entrar em contato com atuais franqueados, para ter a noção exata de como é o relacionamento após firmada a parceria.

Passo 5: Participar ativamente do processo seletivo

Durante o processo decisório, ocorrem inúmeras reuniões, formações, são entregues materiais e transmitidos conhecimentos importantes que farão grande diferença, especialmente nos primeiros meses da operação.

Dedique-se ao máximo durante este período, pois nenhuma destas ações isoladas é capaz de suprir o processo seletivo como um todo. Por mais completo que seja o material entregue, como relatórios, plano de negócios e demais informações, este não será capaz de substituir as reuniões e demais encontros de formação previstos e vice e versa.

Passo 6: Planejar investimentos e despesas

Seguro da escolha e decidido a assinar o contrato de compra de franquia, não deixe de rever o seu planejamento financeiro pessoal. Reserve seus recursos para investir não somente na abertura da franquia, mas também para suportar as prováveis despesas que poderão surgir nos primeiros meses.

Passo 7: Manter-se atualizado sobre o mercado

Mesmo após a escolha da franquia certa, estando ciente de todos os procedimentos e seguro quanto aos próximos passos, nunca pare de se atualizar sobre o mercado. Estude e avalie o desempenho da sua franquia e da concorrência, para estar preparado para qualquer tipo de mudança que possa ocorrer.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade