Franquia barata e ainda com alto faturamento e lucratividade, quem não quer? Também conhecida como microfranquia, a franquia barata está inserida em um segmento que vem crescendo nos últimos anos. A quantidade de redes de microfranquias no país cresceu 45% em três anos, passando de 384, em 2013, para 557, em 2016, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Não faltam propostas para se tornar um franqueado de sucesso com baixo investimento inicial. Algumas redes de franquia barata podem propor a abertura de um negócio com menos de R$ 20 mil de capital inicial.
Mas será que vale investir na abertura de uma franquia barata? E como fica o retorno financeiro desse tipo de negócio? É possível mesmo ter uma franquia por um preço tão baixo? Essas são algumas das indagações feitas por quem se sente atraído pelas propagandas de redes que oferecem franquias baratas.
Investir nesse tipo de franquia pode realmente ser um empreendimento interessante para quem sonha em ter uma empresa própria, mas não tem milhares (ou milhões) de reais disponíveis para investimento inicial.
Por outro lado, é preciso avaliar se uma microfranquia atenderá as suas pretensões, pois como qualquer outro negócio, as pequenas franquias também envolvem riscos, perfil adequado, disposição, tempo, entre outros fatores fundamentais para crescimento e lucro.
Requisitos e cuidados
Perfil
Ter uma microfranquia é ser como um profissional autônomo ou microempresário. Se por um lado, o capital inicial é pequeno, por outro, há menos condições de contratar funcionários– o que pode aumentar o trabalho do franqueado, que corre risco de se sentir desgastado.
Conhecer a rede
É fundamental pesquisar sobre a credibilidade e sustentabilidade da marca franqueadora. Dê preferência para redes com mais de dois anos de existência e confira a receita e histórico de franqueados já existentes.
Uma dica é optar por redes já consolidadas, com unidades franqueadas tradicionais e que oferece a franquia barata como mais uma opção de negócio.
Retorno
Não crie falsas expectativas de ganho. É praticamente impossível que uma microfranquia dê retornos financeiros muito além do que o capital investido. De acordo com especialistas, uma franquia que custa, por exemplo, 30 mil, costuma dar resultados mensais de 3 mil por mês.
Riscos
Por menor que seja o valor necessário para abrir uma microfranquia, ninguém está disposto a perder capital.
Por fim, vale lembrar que as regras e os cuidados para investir em uma franquia barata são os mesmos das franquias tradicionais, portanto fique atento e não se deixe levar por promessas infundadas.
Equipe MDS Franchising
Artigos Relacionados
CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.