7 coisas que você precisa saber sobre o mercado de franquias no Brasil

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 27 de agosto de 2014  |  Atualizado em 14 de março de 2018

franquias-no-BrasilOs dados não mentem. O mercado de  vem crescendo continuamente nos últimos anos – em abertura de novas unidades e no faturamento, o que torna, atualmente, o sistema de franchising uma das opções mais rentáveis para investimento.

Investir em uma franquia ainda tem outras facilidades, como: infraestrutura organizada, apoio da rede franqueadora, trabalhar com marcas, produtos e serviços já posicionados no mercado. Tudo isso permite que até empreendedores sem muita experiência possam entrar no mercado de franchising.

A seguir, você fica por dentro de 7 fatores que comprovam o sucesso do mercado de franquias no Brasil e  como se tornar um franqueado pode ser um excelente negócio!

1. Crescimento no faturamento

O segmento de franquias cresce mais de 10% ao ano, em faturamento. Em 2013, por exemplo, o faturamento do setor cresceu quase 12% em relação a 2012 – o que significa que o mercado de franquias no Brasil faturou cerca de R$ 115 bilhões, em 2013. A previsão é que, em 2014, esse crescimento represente 13% (R$ 117 bilhões).

2. Crescimento em unidades franqueadas

A quantidade de unidades franqueadas também vem crescendo. O número de franquias em 2013 cresceu cerca de 10% em comparação com 2012. Atualmente, há mais de 115 mil unidades franqueadas, espalhadas por todo o país.

3. Abertura de novas redes de franquias

Mais um fator que comprova o cenário positivo do franchising no país é a abertura de novas redes franqueadoras de produtos e serviços. O setor fechou o ano de 2013 com cerca de 2700 redes – o que representa um crescimento superior a 11%, em relação a 2012. O segmento também já soma 277 novas redes franqueadoras inauguradas no primeiro semestre de 2014.

4. Marcas passam a adotar o sistema de franquia

Nos últimos anos, muitas marcas que atuavam, tradicionalmente, apenas com unidades próprias, passaram a trabalhar com franquias para expandir os negócios – devido à situação animadora do setor do franchising.  Empresas de alimentação, saúde e educação corporativa são alguns exemplos.

5. Alimentação, Educação e Treinamento e Informática e Eletrônicos lideram rankings de franquias

Alguns segmentos do franchising apresentam resultados mais positivos em relação a faturamento e abertura de novas unidades franqueadas.

O setor de Alimentação, por exemplo, revela um dos índices mais expressivos e consolidados no mercado das franquias, apresentando crescimentos anuais superiores a 16% no faturamento. O setor é seguido por redes de Educação e Treinamento e Informática e Eletrônicos – que vêm crescendo cerca de 15% ao ano.

6. Expansão dos Shoppings

A inauguração de novos complexos de venda também é um fator determinante para o sucesso das franquias no Brasil – já que o número de vendas também cresce.

Além disso, shoppings centers têm sido inaugurados em cidades de menor porte e distante dos grandes centros – o que leva a uma expansão nacional de muitas redes franqueadoras. Diversas redes que tinham limite de atuação em cidades grandes vêm abrindo unidades em novas regiões.

Em 2013, 38 empreendimentos foram inaugurados no país – segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Para 2014, a entidade prevê a inauguração de 43 shoppings.

7. Apoio do setor financeiro e bancário

Com a evolução incontestável do mercado de franquias no Brasil, diversas instituições financeiras e bancárias passaram a oferecer serviços e produtos que contemplam os empresários franqueados. Facilidades em empréstimos e pacote de benefícios são algumas das opções que essas empresas oferecem aos proprietários de unidades franqueadas.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade