Franquias: como fugir de eventuais problemas e desfrutar somente dos benefícios

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 3 de junho de 2015  |  Atualizado em 7 de maio de 2018

franquiasCom o aumento do desemprego e o sonho da independência financeira, muitos ex-funcionários acabam aproveitando a oportunidade para mudar completamente o rumo da sua vida profissional e vêm investindo suas economias e indenização rescisória na abertura de franquias.

Afinal de contas, um setor que mesmo em meio a crise, chegou a faturar R$ 163 bilhões em 2017 e teve um crescimento de 8%, muito superior ao PIB, realmente vem merecendo atenção, especialmente para quem deseja empreender com mais segurança.

Quais os principais cuidados a se tomar antes de investir em franquias?

Apesar de reduzir significativamente as chances de fracasso em comparação a abertura de um negócio independente e de oferecer maior segurança, entrar para o franchising também requer alguns cuidados para que o sonho não se torne um pesadelo.

Como todo empreendimento, há pontos críticos que merecem uma atenção especial, antes de ser firmado qualquer compromisso. Para evitar problemas, esteja atento a fatores como:

Viabilidade financeira

Um erro comum, cometido por novos empreendedores interessados em adquirir uma franquia, é não estimar corretamente os valores do seu investimento. Embora pareça muito simples fazer este cálculo com base no valor de investimento inicial informado pela franqueadora, não é bem assim que as coisas funcionarão.

Além do capital inicial, será preciso se precaver com despesas adicionais como um eventual pagamento de luvas para direito de exploração de determinado ponto comercial e necessidade de cobertura do capital de giro, caso o negócio demore um pouco mais que o previsto a atingir o ponto de equilíbrio.

Diante destes fatores, se você possui um capital inicial separado para investir em uma franquia, procure por uma marca cujo valor de investimento esteja um pouco abaixo do seu capital, para que assim mantenha uma margem de segurança e garanta a viabilidade financeira do seu negócio.

Ponto comercial

A escolha do ponto comercial é fundamental para o sucesso de muitos negócios. Em geral, os franqueadores orientam novos franqueados nesta decisão estratégica, mas um detalhe que deve ser muito bem observado é a concorrência.

Mesmo assessorado, você deve estar atento para verificar a densidade de concorrentes diretos e indiretos, e checar o raio de distância entre a sua unidade e outros franqueados da mesma rede.

Embora algumas franquias estabeleçam regras quanto a isto, nem todas deixam muito claro sobre a distância e as regras de operações entre lojas da mesma rede. Portanto, nunca deixe de confirmar esta informação primordial.

Atualizações e reformas

Em alguns momentos podem ser necessárias a realização de reparos e reformas na estrutura física do seu empreendimento e estes custos sempre serão responsabilidade do franqueado – no caso, você. Então, mais uma vez repetimos a dica de ouro: “sempre mantenha uma reserva de capital para imprevistos”.

Comunicação com o franqueador

Antes de iniciar suas operações, você estará em constante contato com o franqueador e é normal, neste momento, você receber muita atenção e um atendimento diferenciado.

Antes de assinar o contrato, tenha certeza de que esta comunicação funcionará corretamente, mesmo após fechada a parceria. Por isto, nunca deixe de testar todos os canais de comunicação disponíveis e cheque com franqueados antigos como tudo realmente funciona com o passar do tempo.

Termos contratuais e transparência da franquia

Por fim, avançadas todas as etapas, chegará a hora de entrar em contato com os termos contratuais: a COF (Circular de Oferta da Franquia) e o contrato definitivo de aquisição de franquia.

Aproveite este momento para checar todos os seus direitos e obrigações e tirar todas as dúvidas. Se preciso for, não relute em consultar ajuda profissional de um advogado para esclarecer termos e cláusulas obscuras, pois esta segurança no entendimento poderá ser definitiva para sua decisão final e seu sucesso como franqueado.

O que achou do artigo? Deixe a sua opinião e/ou dúvida no espaço destinado aos comentários abaixo, que responderemos com o maior prazer!

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade