Incentivo aos franqueados

Carlos Ruben PintoPor Carlos Ruben Pinto   |Vender Franquia
Diretor Executivo na MDS Franchising

Publicado em 17 de dezembro de 2012  |  Atualizado em 2 de março de 2018

incentivo-aos-franqueadosRecentemente fui perguntado sobre o que o franqueador deve oferecer de incentivo aos franqueados para que eles sejam mais competitivos no mercado. Será que é preço?

A questão do preço é bem delicada, e ter um sistema de franquias em que o preço seja o único atrativo de trabalho para o franqueado, é certamente um risco. Pois buscar o menor preço, todo concorrente pode fazer. Por isso, é importante que a rede tenha um número maior de variáveis ou opções dentro de seu sistema de negócios, agregando valores, que tornem seus produtos mais atraentes aos consumidores.

A chave do sucesso está em ter, não só produtos de qualidade altamente competitivos e serviços diferenciados, mas em preparar os franqueados para competir. Promover reciclagens, reuniões para análise da situação do mercado, detectar seus sinais de crescimento e  acomodação, e sobretudo, criar um clima de competição na rede, deixando bem claro que o fundamental é a satisfação do cliente, que deve estar sempre em primeiro lugar.

Para exemplificar bem essa questão, vou relembrar meus tempos de franqueado. Inaugurei minha franquia em setembro de 1991, e já em dezembro, a loja foi premiada, pelo franqueador, com uma verba no valor de US$4.000,00 para ser aplicada em marketing. Esse prêmio foi resultado do melhor lançamento de loja da rede, que à partir de então tornou-se um modelo. Para conquistar esse prêmio tive que colocar para fora, o espírito competitivo. Estabeleci uma meta e tratei de motivar minha equipe.

No ano seguinte, entre os 32 franqueados da rede,  trouxe para a loja de Belo Horizonte um computador oferecido, entre as lojas franqueadas, como prêmio ao primeiro lugar em vendas de um determinado produto colocado em promoção, no período de setembro a dezembro. Novamente, trabalhamos muito, com criatividade, buscando um diferencial de atendimento no mercado. Na hora  de receber o prêmio, em São Paulo (sede da franqueadora), veio a brincadeira dos outros franqueados: -“mas, o mineirinho, de  novo!”

São essas formas de incentivo que estimulam os franqueados, que criam competição entre lojas, que entusiasmam as equipes de vendas e que, ao mesmo tempo, permite às unidades franqueadas melhorarem seu desempenho e aumentarem os lucros.

O que faz o sucesso de uma franquia, entre outras coisas, é saber cuidar bem do primeiro e mais importante “cliente”: o franqueado. Prestar assistência, motivar, acompanhar o desempenho de cada unidade, e fazer da qualidade desses serviços a força propulsora da rede.

E você, o que tem feito para incentivar seus franqueados? Deixe o seu comentário!

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade