O guia definitivo da administração de marketing para redes de franquias

Silvio CostaPor Silvio Costa   |Vender Franquia
Consultor de Franquias

Publicado em 29 de abril de 2014  |  Atualizado em 2 de março de 2018

Marketing Para Redes de FranquiasMuitos franqueadores, ao pensar no marketing para redes de franquias, não percebem que seus mercados estão em mudanças contínuas. E posso dizer que o que preocupa não são somente as mudanças, mas a velocidade com que elas ocorrem.

E à medida que essas mudanças ocorrem não se deve mais confiar em antigas práticas de negócios. Pois como alguém um dia observou: a estratégia vitoriosa de ontem pode ser hoje o caminho mais certo para o fracasso.

Contudo, a pergunta que devemos fazer é: O que constitui uma Estratégia de Marketing vitoriosa?

Especialistas afirmam que não existe um único caminho de marketing para o sucesso e que cada empresa precisa encontrar, de maneira singular, suas qualidades e atividades de marketing. Trazendo isso para o mercado de Franchising, é preciso que a Administração de Marketing, ao ser implementada nas redes de franquias, consiga criar, desenvolver e manter as trocas de mercado, administrando a demanda em relação ao seu nível, a sua duração e a sua natureza.

Isso quer dizer que, com a dinâmica do mercado, franqueadores devem sempre rever suas estratégias. E o processo de Administração de Marketing para redes de franquias é uma ferramenta essencial, veja:

PM  >  SDP  >  MM  >  I  >  C

Onde:

PM = Pesquisa de Mercado

SDP = Segmentação, Definição de público-alvo e Posicionamento

MM = Mix de Marketing (quatro P´s – Produto, Preço, Praça e Promoção)

I = Implementação

C = Controle

O processo de Administração de Marketing começa com uma Pesquisa de Mercado detalhada, que revelará vários segmentos de clientes e consumidores com necessidades distintas.

Dentre os segmentos de clientes encontrados a empresa deve Definir como Público-Alvo àquele que puder atender com a mais alta eficiência.

Para cada segmento definido como alvo a empresa terá que Posicionar seus produtos e serviços de modo que os clientes-alvo possam perceber seu valor e seus diferenciais daqueles ofertados pelos seus concorrentes.

O Mix de Marketing são as ferramentas que irão sustentar e proporcionar o posicionamento. As ferramentas são conhecidas como os quatro P´s de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

O momento de Implementar é onde todos os departamentos da empresa entram em ação: P&D, compras, fabricação, marketing e vendas, recursos humanos, logística, finanças e contabilidade.

E finalmente o Controle é onde as empresas obtêm o feedback do mercado, avaliam os resultados e efetuam correções de rotas.

Portanto, monitore continuamente sua estratégia de marketing para que sua empresa possa sempre identificar e escolher os segmentos certos de mercado a servir, diferenciar seus produtos e serviços dos da concorrência e  desenvolver marcas mais fortes.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade