Melhor local para franquia: normalmente há o estereótipo que lojas em shopping centers são melhores porque possuem maior faturamento, com expectativa de maior lucro. Mas, será que é mesmo assim? Descubra!
Considerando-se que o ponto comercial tenha sido bem selecionado, tanto em unidade localizada em centros comerciais de rua ou em shopping center, a incidência de unidades com maior faturamento no shopping é uma verdade.
No entanto, não necessariamente, esta unidade será mais lucrativa, pois além de custos de ocupação e mão de obra maiores, o faturamento torna-se maior, também por proporcionalidade de trabalho aplicado.
Um importante fator a ser levado em consideração na hora de analisar o melhor local para franquia, se em shopping centers ou comércio de rua, é o perfil do empreendedor. Por natureza, a atividade franqueada é norteada por uma série de procedimentos pré-estabelecidos.
Quando o empreendedor opta por instalar-se em shopping, é necessária a compreensão que trata-se de um centro de comércio organizado e regulamentado, com normas específicas para horário de funcionamento, recebimento de mercadorias, manutenção e organização e lojas, controle sobre vendas realizadas – em outro momento, trataremos sobre os custos de ocupação em lojas de shopping centers.
A contra-partida oferecida, reside em maior segurança; esforço conjunto de marketing, fluxo ininterrupto, treinamentos e eventos organizados por associação de lojistas entre outros.
Quando a opção realizada é para unidade localizada em centro comercial de rua, normalmente o custo de ocupação tende a ser menor e o empresário tem mais liberdade na condução de seu negócio.
No entanto, atua individualmente em relação às situações acima, ainda que tenha no franqueador, seu elemento de apoio comercial, há tendência de faturamento menor, mas não necessariamente rentabilidade menor, há limitação na oferta de conveniência a seus clientes.
Quando, por exemplo, o estacionamento é um fator relevante na decisão de visitação daquela loja, outro ponto limitador são as variações climáticas, que tem forte influência no fluxo de pedestres em pontos de rua. Também é comum que lojas em situadas em rua, tenham espaço maior, pois a locação não é realizada por metro quadrado, como em shopping center.
Percebemos que existem pontos positivos e limitadores em ambas as situações. Independente desta análise, a estratégia de localização do ponto, que será assunto de outro post, é fundamental para o sucesso do negócio.
Analise, informe-se e faça bons negócios!
É um(a) franqueado(a) com experiência em ambos os casos, deixe o seu comentário!
Arlan Roque
Gerente de Expansão e Novos Negócios na franquia Cacau ShowEspecialista em franchising e Gerente de Expansão de franqueadora líder no segmento de chocolates finos, com mais de 2.000 unidades no Brasil. Além de diversos cursos na área, foi membro da primeira turma do MBA em Gestão de Franquias pela Fundação Instituto de Administração em parceria com a ABF. Colunista sobre assuntos ligados ao Franchising e instrutor da Academia do Franchising pela ABF/ESPA.
Artigos Relacionados
CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.