Quais os melhores setores para investir em franquias em 2015?

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 17 de março de 2015  |  Atualizado em 2 de abril de 2015

melhores-setores-para-investir

O primeiro semestre do ano é um momento muito importante para quem definiu como propósito realizar uma mudança radical na sua vida profissional. Se você também está à procura deste sonho, saiba que uma das melhores oportunidades é investir em franquias.

De acordo com especialistas, as franquias são vistas como formas de investir na independência profissional com maior segurança. A grande estruturação necessária para desenvolver o modelo de franchising torna esta opção de negócio ainda mais resistente diante de dificuldades como as macroeconômicas que o Brasil vem enfrentando.

Crescimento do mercado de franquias

Além da segurança, outra boa notícia é o constante desenvolvimento do setor. Um levantamento realizado pela Rizzo Consultoria confirmou este dado mapeando o desempenho do último ano.

Este levantamento identificou que a média de negócios criados foi de 48 franquias por dia, uma estimativa de 6 novos negócios por hora, o que rendeu um crescimento de 8% do mercado, com faturamento de 352 bilhões de reais em 2014.

De acordo com as estimativas apresentadas pelo diretor executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising) neste ano, o crescimento previsto deve ficar entre 5,5% e 7% e a abertura de novas franquias deve superar em até 8% o desempenho do ano anterior.

Melhores setores para investir em franquias em 2015

Algumas das principais tendências identificadas por especialistas do setor, que merecem ser consideradas pelos futuros empreendedores são:

Delivery

De acordo com o levantamento da Rizzo Franchising, mais de 601 franquias de fast food adotam delivery e em 2014 faturaram mais de 380 milhões de reais, um crescimento de 9,3%.

Com um mercado em que as pessoas procuram por serviços que entreguem comodidade, segurança e ainda lhe poupem de transtornos como o tempo gasto com deslocamentos, há inúmeras oportunidades e espaço para crescer.

Alimentação saudável e fitness

Os hábitos dos brasileiros estão mudando e isto inclui uma preocupação maior com a saúde. Conforme constatado em uma pesquisa da Fiesp com o Ibope, 70% dos brasileiros estão acostumados a ler rótulos das embalagens de produtos e 32% escolhem de acordo com os nutrientes a serem ingeridos.

Além disto, a procura crescente por academias e a prática de esportes também impulsiona o surgimento de negócios e amadurecimento de franquias ligadas a alimentação saudável e serviços fitness.

Diante destes dados e do fato de que anualmente são abertas mais de 1,6 mil academias no Brasil, não deixe de considerar como opção estes dois setores para investir em franquias em 2015.

Microfranquias de serviço

As microfranquias se destacam pelo baixo investimento inicial, permitindo acesso fácil a novos empreendedores e a uma possível gestão, em alguns casos paralela a outras atividades de trabalho.

O seguimento de serviços, especificamente, se fortalece pela grande demanda de pessoas que não possuem tempo e precisam de ajuda para realizar tarefas ligadas a manutenção de suas casas e carros.

Apesar do grande crescimento, é preciso analisar cuidadosamente possíveis dificuldades como a adequação do suporte fornecido, a experiência da marca e o nível de profissionalização do franqueador e do próprio franqueado, para se manter atualizado e competitivo.

Beleza

Um dos setores que mais cresceu em 2014 e que conseguiu aumentar seu faturamento em 23,9% , os negócios ligados à beleza recebem um importante destaque. Uma informação também muito valiosa a se considerar, é a mudança no perfil do consumidor. Atualmente, não somente mulheres, mas também homens procuram a cada dia por mais serviços e produtos de estética, cosméticos e tratamentos de beleza.

Serviços para idosos

Com o crescimento da população de idosos no Brasil, a demanda por serviços para a terceira idade não é apenas uma tendência para 2015, mas para os próximos anos. Investir em negócios ligados a “home care”, especializados em saúde e até mesmo focados no lazer de idosos, são boas opções.

Investindo com maior segurança

Apesar das dicas, pesquisas e informações fornecidas pelos especialistas, os melhores setores para investir em franquias em 2015 ou em qualquer momento serão sempre determinados pelo setor com o qual o empreendedor se identifica, pois a motivação e o desempenho do franqueado é realmente o que faz a diferença, podendo impulsionar ou afundar qualquer negócio.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade