Será que franquia é uma boa opção de negócio?

Carlos Ruben PintoPor Carlos Ruben Pinto   |Comprar Franquia
Diretor Executivo na MDS Franchising

Publicado em 13 de fevereiro de 2012  |  Atualizado em 11 de janeiro de 2018

opção de negócio

Opção de negócio: por que fazer a opção por abrir uma franquia? De imediato é fácil responder: para ter acesso aos conhecimentos e experiências do franqueador. Junta-se a isto, a força da marca no mercado, o diferencial de produtos e serviços e os benefícios da rede, entre outros.

Mas, o que se deve olhar antes de optar por determinada franquia? É fundamental buscar o máximo de informações, que virão de forma completa ou não de acordo com os produtos gerados pela  formatação. Para começar, a Circular de Oferta da Franquia deve apresentar o negócio de forma clara com todas as informações exigidas na lei. Um projeto de viabilidade financeira elaborado com eficiência é outro elemento essencial de uma franquia bem formatada.

Muitos questionam se a qualidade da formatação é ou não um fator de sucesso. Vamos ver? Se o que leva uma pessoa a adquirir uma franquia é o conhecimento e as experiências bem sucedidas do franqueador, então como ter acesso a este know-how se o franqueador não tiver formatado uma forma de transferi-lo? Lembrem-se, o fundamento do franchising é a padronização dos produtos e serviços. Quando se decide por investir em uma franquia, na prática o que se busca é um conjunto de normas e padrões essenciais à competitividade e sobrevivência da empresa franqueada. Estejam certos, sem o conhecimento registrado do franqueador, os resultados da franquia já nascem comprometidos. Como receber o treinamento do franqueador sem um bom material de referência e consulta?

São com os produtos da formatação que os franqueados desenvolvem a competência para realizar seus objetivos empresariais. O sucesso da rede está na união de processos corretamente formatados com o  suporte operacional, administrativo e de marketing.

A formatação registra todos os procedimentos do negócio, da implantação e operação ao pós venda. Os manuais da franquia devem ser instrumentos de consulta freqüente dos franqueados, e devem conter todas as informações repassadas nos treinamentos. O Suporte Técnico do franqueador deve se preocupar com os resultados específicos do negócio, simplesmente porque o propósito dele é promover a melhoria contínua da rede. Não é possível promover a eficiência das unidades franqueadas se os processos internos não forem registrados corretamente durante a formatação.

Portanto, franquia como opção de negócio requer uma análise da qualidade da formatação. As informações estão bem apresentadas? Os números retratam a realidade do mercado? O “know how” está manualizado? Associado a isso, é preciso também conhecer bem o segmento de negócio e as características do mercado em que se pretende atuar. Ou seja, para obter bons resultados com a operação, é preciso antes conhecer mais as características do negócio. Se a decisão for por entrar em um segmento de negócio sem adquirir os conhecimentos necessários, a experiência tende a consumir tempo e dinheiro. E no final, é provável que os produtos e serviços cheguem ao mercado sem condições de competir.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade