Primeiros passos para comprar uma franquia: como e por onde começar?

Carlos Ruben PintoPor Carlos Ruben Pinto   |Comprar Franquia
Diretor Executivo na MDS Franchising

Publicado em 8 de abril de 2013  |  Atualizado em 12 de janeiro de 2018

primeiros passos para comprar uma franquia

Primeiros passos para comprar uma franquia: se você está hoje decidido a não ser mais empregado, ou se já não o é, e em vias de optar por comprar uma franquia, cabe, de início, uma auto-avaliação. Algumas perguntas precisam estar claramente respondidas por você mesmo. Tenho capital suficiente para montar o negócio e reservas para me manter até que obtenha o retorno esperado? Tenho estabilidade emocional para conviver diariamente com situações de riscos, inerentes ao mundo dos negócios, e disposição física para trabalhar muito mais horas por dia?

Para quem deseja começar em um novo mercado é muito importante que se busque também um bom conhecimento prévio do setor. Para isso bons cursos associados a um acompanhamento de tudo o que é divulgado sobre o assunto através de blogs de franquias, como o Guia do Franchising, e/ou através de portais de notícias, revistas e jornais ajudam bastante.

A preparação é fundamental em qualquer atividade em que se pretende atuar com sucesso. Por isso, sempre que me questionam sobre os primeiros passos para comprar uma franquia recomendo sempre aos potenciais candidatos à franquia que procurem, antes de mais nada, conhecer bem o funcionamento do sistema. Conhecendo bem o sistema, o processo de escolha da franquia que se quer comprar, deve passar em primeiro lugar pela sua capacidade de investimento e identificação com um segmento de negócio. Solicitar a todas as empresas por você selecionadas, e que tenham interesse em investir em sua localidade, todo o material que apresente a franquia, seus produtos e serviços aos franqueados e os serviços aos clientes. De posse desse material, proceder um estudo criterioso, montando um bom questionário com objetivo de checar todas as informações recebidas e esclarecer possíveis dúvidas.

Através do estudo do material enviado, identificar as exigências quanto ao ponto comercial, o perfil do público consumidor e atuação da concorrência. Obtenha em sua localidade os preços médios de aluguel, condomínios e luvas, se houver. Caso possua o ponto comercial, é preciso verificar se a franquia escolhida, está adequada ao seu ponto. Tome inicialmente uma melhor ideia do que pode vir a ser parte de seu investimento fixo.

Para a franquia que lhe despertar maior interesse, adequada às condições já descritas, marque uma primeira reunião com o franqueador. Leve o questionário específico e formule todas as perguntas. Não saia com dúvidas desse encontro. É importante pesquisar, com detalhes, a área financeira do empreendimento. Confirme o faturamento médio das lojas da rede, o volume de investimento que pode ser estimado para sua localidade. Verifique a rentabilidade, o capital de giro necessário, prazo médio de retorno, ponto de equilíbrio, etc. Obtenha, também, detalhes do plano de expansão da franquia, dos trabalhos de marketing e divulgação da marca e a sua garantia de territoriedade. Coloque todas as informações obtidas em uma planilha, de forma ordenada, que lhe permita ter uma melhor visão do negócio.

No processo mais avançado de seleção, você receberá a Circular de Oferta da Franquia, contendo todas as informações da empresa franqueadora e uma lista com os franqueados da rede. Retome, então à sua análise, avaliando todos os itens da Circular. Recorra, se necessário a ajuda de profissional especializado. Converse, se possível, com todos ou boa parte dos franqueados da rede. Cheque todos os dados obtidos. Não deixe de perguntá-los se comprariam essa franquia novamente. Se a resposta for sim, você está no caminho certo.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade